Evidenciação das provisões, ativos e passivos contingentes nos governos locais das capitais brasileiras: Análise sob a ótica da teoria institucional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.2024.214.02

Palabras clave:

Disclosure, Provisões de Ativos e passivos contingentes, Teoria Institucional, Padrões Contábeis Internacionais

Resumen

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação do processo de institucionalização da NBC TSP 03 com o disclosure das provisões, ativos e passivos contingentes sob a ótica da Teoria Institucional nos governos locais das capitais brasileiras. Por meio de um estudo de cunho descritivo e abordagem quantitativa, foram avaliadas as notas explicativas no período de 2014 a 2019 das 26 capitais brasileiras, além do conteúdo de duas demonstrações contábeis obrigatórias estabelecidas pela Lei 4.320/64, quais sejam: Balanço Orçamentário; e Balanço Patrimonial. Realizou-se ainda uma regressão logística, a fim de verificar a relação existente entre a edição da norma e as variáveis: receita orçamentária per capita, receitas próprias per capita, tamanho do ativo, transferências recebidas e endividamento. Os achados do estudo mostram que houve avanços na implantação da NBC TSP 03 nas prefeituras analisadas no período entre 2017 e 2019, contudo, não foi possível constatar a institucionalização conjunta no âmbito desses entes. Somente as prefeituras das cidades do Rio de Janeiro e de Salvador declararam ter implementado a prática; no entanto, nas demonstrações contábeis analisadas, a capital baiana não destacou quais critérios foram utilizados para reconhecer, evidenciar e mensurar esses itens. Esses achados corroboraram os estudos de França et al. (2016) e de Nascimento et al. (2019), sobre a incipiência do disclosure dessas informações patrimoniais. Conclui-se que os critérios de reconhecimento das provisões, ativos e passivos contingentes, mesmo depois da edição da NBCS TSP 03, ainda têm sido pautados em aspectos subjetivos, contrariando a boa prática contábil e prejudicando o adequado processo decisório envolvendo esses valores.

Biografía del autor/a

Blênio Cezar Severo Peixe, Universidade Federal do Paraná

Graduação em Ciências Contábeis - UFPR (1984), Mestrado em Ciências Contábeis - UERJ/FGV (1995), Doutorado em Ciências Empresariais- UMSA (2005) e Doutorado em Engenharia de Produção - UFSC (2014). Exerceu as funções: Diretor de Contabilidade e Finanças ? UFRR, Chefia do Departamento Ciências Contábeis-UFPR,Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFPR. Coordenou Curso de Graduação em Ciências Contábeis, Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Contabilidade - UFPR e Coordenou diversos cursos de Pós-Graduação lato Sensu - UFPR. Elaborou o projeto/proposta p/criação do Mestrado em Ciências Contábeis-UFPR/SCSA (aprovado/2004 pela CAPES). Tem experiência na área de Administração/Finanças Públicas, com ênfase em Formulação e Gestão de Políticas Públicas, Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Accountability. Publicou diversos artigos em periódicos e congressos nacionais e internacionais. Liderou a coordenação e organização das publicações de 9 Livros/área de Finanças Públicas e Formulação e Gestão de Políticas Públicas e 20 capítulos de livros. Publicou 1 Livro sobre Finanças Públicas - Controladoria Governamental. Atualmente é Professor Associado do Curso de graduação em Ciências Contábeis, Programa de Pós-graduação Lato Sensu e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Contabilidade ? UFPR, Membro Titular do CEPE/COUN/UFPR, Pesquisador c/projeto aprovado pelo CNPq. E atua nas áreas da(s): Contabilidade e Finanças Públicas, Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Accountability e Contabilidade Gerencial.

Joselita Anunciação Santos, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Bahia (2011). Técnico administrativo na Empresa Brasileira de Correios e Telegrafos. Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná.  Contadora  de UFPR. E foi contadora da Prefeitura de Camaçari.Atualmente,contadora da Universidade Federal do Paraná. 

Publicado

2025-03-24

Número

Sección

Articles