A Heterogeneidade do Desempenho dos Escritórios de Transferência de Tecnologia (ETT) nas Universidades Públicas Brasileiras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.2022.191.02

Palabras clave:

Desempenho de ETT, Cooperação Universidade-Empresa, Transferência de Tecnologia

Resumen

A transferência de tecnologia entre universidade-empresa tem se configurado como uma política de investimentos governamentais na criação de um ambiente propício à inovação industrial. No Brasil e demais países do mundo se institucionalizou como órgão implementador da política de inovação o Escritório de Transferência de Tecnologia (ETT) para intermediar as relações da universidade com o setor produtivo. Este estudo analisa as políticas institucionais e a capacidade absortiva do ETT como fatores que podem influenciar no desempenho do ETT. O método de pesquisa é de natureza qualitativa pelo estudo de casos, representados pelas universidades federais de Santa Catarina (UFSC) e de Lavras (UFLA) e, dos respectivos ETTs (SINOVA e NINTEC), gerenciados por coordenadores que participaram das entrevistas semiestruturadas aplicadas. Os resultados confirmam o desempenho superior da SINOVA (UFSC) sob o do NINTEC (UFLA), dada a vigência de diretrizes políticas de inovação e pesquisa articuladas com o estatuto da UFSC em prol da cooperação universidade-empresa, bem como a capacidade absortiva realçada pela habilidade e prática na gestão da transferência de tecnologia pela SINOVA. Os resultados do estudo ratificam a importância da implementação da política de transferência de tecnologia dentro das universidades públicas brasileiras, como ainda sugerem priorizar a autonomia institucional do ETT no âmbito da administração superior (Reitoria) como órgão executivo de políticas e estratégias de prospecção tecnológica e de cooperação científica com o setor produtivo. Por fim, os resultados sugerem o investimento na capacitação gerencial, técnica e de negócios do ETT para liderar as interfaces entre a universidade-governo-empresa, que são elos essenciais na construção e evolução dos ambientes promotores de inovação.  

Biografía del autor/a

Annik Passos Marôcco, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – IF SUDESTE MG

Doutoranda em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, na linha de estudos inovação e conhecimento. Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)

José Márcio de Castro, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA). 

Publicado

2022-03-04

Número

Sección

Articles