“Dobrando” a pandemia–A revolução do Dobraflix e novas oportunidades de negócio

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.%202022.193.03

Keywords:

Inovação, Geração de valor, Covid-19.

Abstract

A empresa Dobra é uma startup brasileira fundada em 2016 cujo principal negócio é a venda online de carteiras. Em face do advento da pandemia do novo coronavírus, covid-19, em 2020, e o início das restrições de atividades produtivas, bem como da circulação de pessoas, a DOBRA precisou reconfigurar o seu modelo de negócios. Uma das inovações foi o desenvolvimento de uma plataforma digital com conteúdo gratuito, a Dobraflix. Desta forma a empresa conseguiu aumentar sua visibilidade num momento em que seu produto principal, carteiras, poderia tornar-se pouco atrativo para o mercado. Além disso, a Dobra buscou diversificar seu mix de produtos para atender a novas demandas. Este caso de ensino aborda como ocorreram estas inovações na DOBRA, destacando como seu modelo de gestão, sua cultura para inovação e seu propósito sustentaram as ações da empresa. Estas ações viabilizaram a descoberta de novas oportunidades de negócio para a empresa e asseguraram o aumento do faturamento da empresa com relação ao ano anterior (2019).

Author Biographies

Moema Pereira Nunes, Universidade Feevale

Doutora em Administração

Universidade Feevale

 

Dusan Schreiber, Universidade Feevale

Doutor em Administração

Universidade Feevale

Published

2022-09-30