“Dobrando” a pandemia–A revolução do Dobraflix e novas oportunidades de negócio
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.%202022.193.03Keywords:
Inovação, Geração de valor, Covid-19.Abstract
A empresa Dobra é uma startup brasileira fundada em 2016 cujo principal negócio é a venda online de carteiras. Em face do advento da pandemia do novo coronavírus, covid-19, em 2020, e o início das restrições de atividades produtivas, bem como da circulação de pessoas, a DOBRA precisou reconfigurar o seu modelo de negócios. Uma das inovações foi o desenvolvimento de uma plataforma digital com conteúdo gratuito, a Dobraflix. Desta forma a empresa conseguiu aumentar sua visibilidade num momento em que seu produto principal, carteiras, poderia tornar-se pouco atrativo para o mercado. Além disso, a Dobra buscou diversificar seu mix de produtos para atender a novas demandas. Este caso de ensino aborda como ocorreram estas inovações na DOBRA, destacando como seu modelo de gestão, sua cultura para inovação e seu propósito sustentaram as ações da empresa. Estas ações viabilizaram a descoberta de novas oportunidades de negócio para a empresa e asseguraram o aumento do faturamento da empresa com relação ao ano anterior (2019).
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal BASE the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.