O problema da distribuição espacial na arquitetura: pesquisa e reflexões
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2010.62.05Resumo
O artigo trata do problema da distribuição espacial em planta (SLP, por sua sigla em Inglês) aplicada ao projeto arquitetônico. A criação de desenhos de plantas é uma questão fundamental e, devido à sua complexidade, nenhum método preciso para ser resolvido. Apresentamos uma visão geral e uma descrição detalhada do processo de projeto arquitetônico para compreender esse fenômeno. Em segundo lugar, apresentamos uma breve história e o desenvolvimento do SLP. Em seguida, trataremos sobre o estado da arte (técnicas, abordagens e estratégias) para implementar soluções de design. Os conceitos de otimização, sistemas generativos, inteligência artificial, algoritmos genéticos e modelagem com base na física também são revistos e discutidos. Também são analisados os softwares comerciais CAAD e BIM. Ao final, apresentamos as conclusões e uma discussão sobre os resultados e o impacto deste tipo de software na prática da arquitetura.
Palavras-chave: planejamento de distribuição espacial, design criado por computador, projetos arquitetônicos automatizados, metodologias de design.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.