O problema da distribuição espacial na arquitetura: pesquisa e reflexões

Autores

  • Danny Lobos
  • Dirk Donath

DOI:

https://doi.org/10.4013/arq.2010.62.05

Resumo

O artigo trata do problema da distribuição espacial em planta (SLP, por sua sigla em Inglês) aplicada ao projeto arquitetônico. A criação de desenhos de plantas é uma questão fundamental e, devido à sua complexidade, nenhum método preciso para ser resolvido. Apresentamos uma visão geral e uma descrição detalhada do processo de projeto arquitetônico para compreender esse fenômeno. Em segundo lugar, apresentamos uma breve história e o desenvolvimento do SLP. Em seguida, trataremos sobre o estado da arte (técnicas, abordagens e estratégias) para implementar soluções de design. Os conceitos de otimização, sistemas generativos, inteligência artificial, algoritmos genéticos e modelagem com base na física também são revistos e discutidos. Também são analisados os softwares comerciais CAAD e BIM. Ao final, apresentamos as conclusões e uma discussão sobre os resultados e o impacto deste tipo de software na prática da arquitetura.

Palavras-chave: planejamento de distribuição espacial, design criado por computador, projetos arquitetônicos automatizados, metodologias de design.

Downloads

Publicado

2021-05-24

Como Citar

Lobos, D., & Donath, D. (2021). O problema da distribuição espacial na arquitetura: pesquisa e reflexões. Arquitetura Revista, 6(2), 136–161. https://doi.org/10.4013/arq.2010.62.05

Edição

Seção

Artigos