Museu de Arte Contemporânea de Niterói: leveza moldada em concreto
Resumen
Fiel à velha prancheta, ao concreto armado e aos conceitos de beleza e de leveza na arquitetura, Oscar Niemeyer, um dos arquitetos mais importantes do século XX, não recorre nem às novas tecnologias projetuais, nem aos novos materiais para criar suas obras. Após 60 anos de carreira, Niemeyer continua empregando estratégias visuais aparentemente simples para produzir leveza. Este artigo aponta alguns dos artifícios empregados no Museu de Arte Contemporânea de Niterói.
Palavras-chave: Oscar Niemeyer, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, leveza.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.