ENVELOPE SOLAR COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO URBANO: ESTUDO DE CASO EM PASSO FUNDO/RS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2021.172.07Resumen
Como muitas cidades brasileiras, Passo Fundo/RS, Brasil, apresenta um tecido urbano consolidado, resultado de decisões apoiadas em diversas áreas do conhecimento, manifestado por meio da transformação do ambiente natural e construído. O desenho e a densificação urbana têm sido realizados sem o planejamento de todos os aspectos que interferem e resultam dessas decisões. A priorização de critérios econômicos condiciona o partido edificado e tem produzido áreas urbanas de baixo desempenho, pois desconsideram, entre outros aspectos, as vantagens de uma boa orientação solar e ventilação natural. Assim, a metodologia deste artigo associa a análise do envelope solar ao desenho urbano preexistente. A partir da classificação da morfologia urbana por quadras, selecionaram-se exemplares de quadras com certa uniformidade na configuração de lotes. As análises de insolação por meio dos volumes construídos e do envelope solar permitiram explorar os condicionantes do Plano Diretor Municipal de Passo Fundo e propor diferentes situações a partir do recomendado pela norma.
Palavras-chave: Tecido Urbano, Partido Edificado, Classificação Morfológica, Envelope Solar, Plano Diretor Municipal
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.