Ética ambiental: reflexões acerca da ação humana sobre a natureza
DOI:
https://doi.org/10.4013/rechtd.2016.83.09Resumo
O presente artigo pretende apresentar o quão relevante é, ainda em nossos dias, a necessidade de se refletir sobre uma ética centrada na natureza. Para tanto, irá realizar uma análise de algumas das principais teorias sobre a ética ambiental, entre outras, a ecologia profunda de Arne Naess, o princípio da responsabilidade e a ética do futuro de Hans Jonas, e o risco ecológico de Ulrich Beck. Será adotado, para o seu desenvolvimento, o método dedutivo, com caráter teórico, analítico e descritivo, como base para proceder a uma revisão da literatura mencionada sobre ética ambiental.
Palavras-chave: ética ambiental, ecologia profunda, ética do futuro, responsabilidade ambiental, risco ecológico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) acima explicitadas.