Rousseau e a educação da infância

Autores

  • Rosiris Pereira de Souza UFG/UnB

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v6i18.691

Resumo

O objetivo principal deste artigo é compreender o pensamento político, filosófico e pedagógico de Jean Jaques Rousseau e a partir disso situar sua contribuição para a constituição do pensamento pedagógico brasileiro e principalmente para se pensar as propostas educativas para a infância. Para a construção deste texto fizemos leituras e estudos a partir das obras: Discurso Sobre as Origens e Fundamentos das Desigualdades entre os Homens (1999), Do Contrato Social (2000) e Emílio ou da Educação (2004) buscando identificar os princípios e máximas fundamentais desse filósofo do século XVIII objetivando a reflexão sobre relação entre sua concepção de sociedade e a formação dos indivíduos dentro da corrente naturalista-idealista.

 

 

Biografia do Autor

Rosiris Pereira de Souza, UFG/UnB

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (1996), Especialização em Educação Física Escolar pela Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (2001), Mestrado em Educação pelo Programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (2012) e é doutoranda do Programa de Pós-graduação da Universidade de Brasilia. Atualmente é professora e pesquisadora em regime de Dedicação Exclusiva na Universidade Federal de Goiás, lotada no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, atuando junto ao Departamento de Educação Infantil. Tem experiência na área de Educação Física e Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, educação infantil, políticas públicas e formação de professores.

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Publicado

2017-08-30

Edição

Seção

Artigos