Tempo, jornada e produtividade na história e trabalho dos caminhoneiros.

Autores

  • Rafael Antônio Kapron UFPel

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v1i3.79

Palavras-chave:

Trabalho. Caminhoneiros. Brasil.

Resumo

Os motoristas de caminhão formam uma profissão surgida no século XX do Brasil. Tornaram-se com seu trabalho na prestação de serviços importantes no conjunto da economia do país, seja na concentração do transporte de cargas nesse modal rodoviário ou na quantidade de motoristas. A coexistência de caminhoneiros assalariados e de caminhoneiros autônomos é uma das características desses profissionais. Para ambos trabalhadores tem ocorrido um excessivo tempo da jornada de trabalho. As referências nas diversas publicações e pesquisas sobre o Transporte rodoviário de cargas confirmam uma média de tempo de trabalho mais elevada se comparada com a totalidade dos trabalhadores do país. Formando assim um processo de trabalho compreendido entre extenso, intenso, inseguro e com aumento da produtividade através da modernização dos caminhões. Também situado em ter se desenvolvido em meio à grande presença de pequenas empresas de transporte, estimulando a concorrência de mercado e assim acompanhando característica do país de nestas pequenas empresas estarem concentrados os altos índices de trabalho informal em relação a CLT.

Biografia do Autor

Rafael Antônio Kapron, UFPel

Graduação em História e Especialização no Pensamento Político Brasileiro/ UFSM, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História/ UFPel/ Bolsista Capes Reuni.

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Publicado

2012-03-16