UM OLHAR SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA INDÍGENA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.2021.1026.05

Palavras-chave:

Educação escolar indígena, Educação infantil, Covid-19, kaingang

Resumo

O presente estudo visa lançar um olhar sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na educação infantil de uma escola indígena do Estado do Paraná. Para tanto é direcionado pelas seguintes problemáticas: como a educação infantil em escola indígena foi realizada em tempo de pandemia? E quais são as ações pós-pandemia da Covid-19? Para melhor compreensão deste contexto escolar foram investigadas as estratégias utilizadas, seus sucessos e insucessos. O recorte espacial se deu sobre uma escola indígena localizada na Terra Indígena Rio das Cobras – PR. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa com delineamento exploratório, por meio de bibliografias, entrevistas e questionários semiabertos.

Biografia do Autor

Suzana Kagmu Mineiro, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro)

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel  e Geografia (licenciatura) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Escolar, Educação Infantil, Educação Especial Inclusiva e Educação Especial: Atendimento as Necessidades Especiais. Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Atualmente é professora Anos Iniciais/Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Nova Laranjeiras-PR.

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Publicado

2022-01-21