DO “ASSOMBRO” À MORTE
POSSIBILIDADES DE SE PENSAR O MEDO, VARÍOLA E RAIVA NO PIAUÍ NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.2021.1025.04Palavras-chave:
Medo, Raiva, Doenças, Varíola, Século XIXResumo
No código de posturas de Teresina de 1865 que dispôs sobre as ruas e praças da cidade evidenciou-se a necessidade de reduzir a presença de cães nestes logradouros regulamentando sua “destruição” caso não fossem identificados seus donos em função da possibilidade de transmissão da raiva. Em um contexto do Império enfermo (Del Priore, 2016), o Piauí enfrentou epidemias do cólera, febre amarela, varíola e, possivelmente, casos de raiva que “assombraram” a província, da capital ao litoral. Deste modo, o objetivo do presente trabalho foi refletir, a partir de pesquisa bibliográfica e estudo documental do poder executivo e legislativo, sobre a presença destas enfermidades na segunda metade do século XIX no Piauí, bem como afetaram o imaginário da época no tocante ao medo (Tuan, 2005; Delumeau, 2009) destas doenças. O estudou indicou que a incidência da varíola e raiva pode ter perturbado o imaginário da população piauiense por medo de sua disseminação e morte em decorrência destas.
Referências
ANDRADE, A. R. 2016. Entre o sertão e as margens do rio Parnaíba: a transferência da capital e a cidade de Teresina na segunda metade do século XIX. 2016. Teresina/PI. Dissertação (Mestrado em História do Brasil), Universidade Federal do Piauí.
ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. 2017. História: a arte de inventar o passado. Ensaios de teoria da história. Curitiba: Prismas, p. 57-72.
BABBONI, S. D.; MODOLO, J. R. 2011. Raiva: Origem, Importância e Aspectos Históricos. UNOPAR Cientifica. Ciências Biológicas e da Saúde, v.13: 349-356.
BAPTISTA, M. P. C.; NASCIMENTO, F. A. S. 2018. O Inimigo vem do Mar: Cólera, Medo e Morte no Litoral Piauiense no Final do Século XIX. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science (UniEVANGÉLICA), v.7, nº 2: 12-28.
CERTEAU, M. 1982. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
DELUMENAU, J. 2009. História do medo no ocidente 1300-1800: uma cidade sitiada. São Paulo: Companhia das Letras.
DEL PRIORE, M. 2016. Histórias da gente brasileira: v.2 – Império. São Paulo: LeYa, p. 304-315.
DIAMOND, J. 2020. Armas, germes e aço: os destinos das sociedades humanas. 25. Ed. Rio de Janeiro: Record.
MIRANDA, C. A. C. 2017. A arte de curar nos tempos da colônia: limites e espaços da cura. 3. Ed. Recife: UFPE, p. 139-176.
MOREIRA, P. R. S. 2019. Cólera, bexiga, disenteria: epidemias e morte entre a população escrava e a formação social escravista meridional (Porto Alegre). In: FRANCO, Sebastião Pimentel; PIMENTA, Tânia Salgado e MOTA, André (orgs.) No rastro das províncias: as epidemias no Brasil oitocentista. Vitória: EDUFES, p. 347 – 385.
NERY, A. K. F. 2021. Políticas Públicas de Saúde, Doenças e Medicamentos em Teresina durante as décadas de 1930 e 1940. Teresina/PI. Dissertação (Mestrado em História do Brasil), Universidade Federal do Piauí.
NUNES, O. 2007. Pesquisas para a História do Piauí v.4. Teresina: FUNDAPI; Fundação Cultural Monsenhor Chaves.
OLIVEIRA SOBRINHO, A. S. 2013. São Paulo e a Ideologia Higienista entre os séculos XIX e XX: a utopia da civilidade. Sociologias, Porto Alegre, ano 15, nº 32: 210-235.
TODOROV, T. 2003. A conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes.
TUAN, Y. 2005. Paisagens do Medo. São Paulo: UNESP.
Jornais e revistas, órgãos e instituições:
PIAUHY. Presidência da Província. 1856. Relatorio do Presidente do Piauhy o commendador Frederico D’Almeida e Albuquerque appresentado á respectiva Assembleia Legislativa Provincial na sessão ordinaria de 1856. São Luiz: Typographia do Progresso.
PIAUHY. Presidência da Província. 1862a. Relatorio com que o Exm. Sr. Dr. Antonio de Britto Souza Gayozo passou a administração da provincia do Piauhy ao Exm. Sr. Prezidente Dr. José Fernandes Moreira no dia 13 de junho de 1862. Therezina: Tipographia Conservadora.
PIAUHY. Presidência da Província. 1862b. Relatorio que o Exm. Prezidente da Provincia do Piauhy Dr. José Fernandes Moreira apresentou á Assembleia Legislativa Provincial por occasião de sua installação no dia 10 de novembro de 1862. Therezina: Tipographia Conservadora.
PIAUHY. Presidência da Província. 1863a. Relatorio com que o Exm. Sr. Presidente Dr. José Fernandes Moreira passou a Administração da Provincia do Piauhy ao Exm. Sr. Dr. Pedro Leão Vellozo no dia 1 de julho de 1863. Therezina: Typographia Progressista.
PIAUHY. Presidência da Província. 1863b. Relatorio com que o Exm. Sr. Presidente Dr. Pedro Leão Vellozo passou a Administração da Provincia do Piauhy ao Exm. Sr. 2º Vice-Presidente Dr. Antonio de Sampaio Almendra no dia 4 de dezembro de 1863. Therezina: Typographia Progressista.
PIAUHY. Presidência da Província. 1865. Relatorio apresentado á Assembleia Legislativa do Piauhy no dia 12 de julho de 1865 pelo Prezidente da Provincia o Exm. Sr. Dr. Franklin Americo de Menezes Doria. San’Luiz: Typ. de B. de Mattos.
PIAUHY. Presidência da Província. 1866a. Relatorio apresentado á Assembleia Legislativa do Piauhy no dia 9 de julho de 1866 pelo Prezidente da Provincia o Exm. Sr. Dr. Franklin Americo de Menezes Doria. San’Luiz: Typ. de B. de Mattos.
PIAUHY. Presidência da Província. 1866b. Relatorio com que o Excellentissimo Senhor Dr. Franklin A. de Menezes Doria entregou a Administração ao Excellentissimo 2º Vice-Presidente Dr. José Manoel de Freitas no dia 3 de agosto de 1866. San’Luiz: Typ. de B. de Mattos.
PIAUHY. Presidência da Província. 1866c. Relatorio com que o Excm. Vice-Presidente da Provincia do Piauhy Dr. José Manoel de Freitas passou a Administração ao Excellentissimo Presidente Dr. Adelino Antonio de Luna Freire no dia 5 de outubro de 1866. San’Luiz: Typ. de B. de Mattos.
PIAUHY. Presidência da Província. 1867. Relatorio apresentado á Assembleia Legislativa do Piauhy no dia 9 de setembro de 1867 pelo Prezidente da Provincia o Exm. Sr. Dr. Adelino Antonio de Luna Freire. San’Luiz: Typ. de B. de Mattos.
PIAUHY. Presidência da Província. 1876. Relatorio com que o Exm. Sr. Desembargador Delfino Augusto Cavalcanti D’Albuquerque passou a Administração da Provincia do Piauhy, em 4 de agosto de 1876 ao Exm. Sr. Dr. Luiz Eugenio Horta Barbosa. Theresina: Typ. do Piauhy.
PIAUHY. Presidência da Província. 1877. Relatorio apresentado a Assembléa Legislativa do Piauhy, em sua sessão extraordinaria de 13 de abril de 1877 pelo Exm. Senr. Dr. Gracilliano de Paula Baptista Presidente da mesma Provincia. Theresina: Typ. da Moderação.
PIAUHY. Presidência da Província. 1879a. Relatorio com que o Excellentissimo Senhor Dr. João Pedro Belfort Vieira, passou a administração da Provincia do Piauhy, Excellentissimo Senhor Dr. Manoel Idelfonso de Souza Lima, 4º Vice-Presidente da mesma Província no dia 11 de dezembro de 1879. Theresina: Typ. do Semanario.
PIAUHY. Presidência da Província. 1879b. Relatorio com que o Exm. Sr. Dr. Sancho de Barros Pimentel passou a administração da Provincia do Piauhy ao Exm.º Sr. 4º Vice-Presidente Dr. Constantino Luiz da Silva Moura no dia 13 de dezembro de 1878. Theresina: Typographia da Imprensa.
THERESINA. Camara Municipal. 1865. Posturas de 24 de julho de 1865. Theresina: [s.n].
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de História- UNISINOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelo (s) autor (es), dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. O (s) autor (es) declara que, em caso de aceitação do artigo, a Revista Latino-Americana de História passa a ter os direitos autorais a ele referentes, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem a citação deste periódico como meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e acadêmicas, desde que citada a RLAH como fonte. Informamos que a revista possui a licença Creative Commons Attribution 3.0 License de direitos autorais.