MIGRAÇÕES E TERRITORIALIDADE
GUARANIS NA FRONTEIRA TRINACIONAL DE ARGENTINA, BRASIL E PARAGUAI (1990-2020)
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.2021.1025.08Palavras-chave:
Fronteiras, Migrações, TerritórioResumo
Considerando a cultura de mobilidade indígena Guarani no território entre fins do século XX e as primeiras décadas do século XXI, este artigo faz uma breve revisão bibliográfica acerca das migrações internacionais para situar as migrações Guarani na região da fronteira trinacional entre Argentina, Brasil e Paraguai. Nesse sentido a noção de fronteira é aqui ligeiramente considerada como recurso dispensado para melhor analisar as migrações contemporâneas de indígenas Avá-Guarani através do território na referida fronteira. À guisa de uma conclusão, faz-se algumas considerações acerca das vantagens e desvantagens do estudo em pauta com auxílio da história.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de História- UNISINOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelo (s) autor (es), dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. O (s) autor (es) declara que, em caso de aceitação do artigo, a Revista Latino-Americana de História passa a ter os direitos autorais a ele referentes, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem a citação deste periódico como meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e acadêmicas, desde que citada a RLAH como fonte. Informamos que a revista possui a licença Creative Commons Attribution 3.0 License de direitos autorais.