A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre: saúde e assistência para os policiais pobres no final do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.2020.0923.01Palavras-chave:
Polícia, saúde, assistênciaResumo
Este artigo analisa as entradas de policiais e militares nos Livros de número 6 e 7 de Matrícula Geral dos Enfermos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, a fim de compreender como esta instituição agiu prestando serviços de assistência e também tratando as enfermidades destes sujeitos, nos anos finais do século XIX. Além disso, também discute, a partir das enfermidades registradas, questões relacionadas ao saneamento, a higiene, a salubridade e as condições de vida destes trabalhadores populares fardados.
Downloads
Publicado
2020-07-25
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de História- UNISINOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelo (s) autor (es), dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. O (s) autor (es) declara que, em caso de aceitação do artigo, a Revista Latino-Americana de História passa a ter os direitos autorais a ele referentes, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem a citação deste periódico como meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e acadêmicas, desde que citada a RLAH como fonte. Informamos que a revista possui a licença Creative Commons Attribution 3.0 License de direitos autorais.