Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em "Diretrizes para Autores".    

  • O texto deve seguir o template disponibilizado no site da revista
  • A contribuição é original e inédita e não foi submetida a outro periódico simultaneamente.
  • O arquivo para submissão está em formato Microsoft Word.    

  • A identificação de autoria do trabalho submetido foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista para avaliação por pares, conforme instruções disponíveis em "Assegurando a Avaliação por Pares Cega".

  • Em caso de trabalho em coautoria, a titulação mínima é estudante de pós-graduação strcito sensu;

  • É proibida a submissão de múltiplos arquivos por um mesmo autor. Caso publicado, a janela para a próxima publicação será de dois semestres.
  • Em caso  de não cumprimento das normas, o trabalho será devolvido para o (s) autor(es).

Diretrizes para Autores

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

É permanentemente aberta a submissões, não cobrando taxas de editoração ou de submissão de artigos. O periódico publica textos em português e espanhol e recebe textos para sete diferentes seções, as quais devem ser assinaladas no momento da submissão: "Artigos (Livres ou para Dossiê)"; "Notas de Pesquisa"; "Entrevistas"; "Acervos e Fontes"; "Resenhas críticas";  "Iniciação Científica" e "Experiências escolares e a História". Cada uma das modalidades implica em um formato próprio. Com exceção do Dossiê – que tem período definido de submissão –, a Revista recebe textos em fluxo contínuo.

TEMPLATE RLAH

ARTIGOS (LIVRES OU DOSSIÊ)

Essa seção é destinada à apresentação de artigos científicos, inéditos, com temática livre ou para composição de dossiês temáticos. Devem possuir entre 10 e 20 páginas, incluídas as referências e estar formatado conforme as normas do periódico. (Graduados, Mestrandos, Doutorandos)

NOTAS DE PESQUISA

Deverão resultar de uma investigação baseada em dados empíricos e com metodologia específica. Notas iniciais devem possuir entre 5 e 10 páginas. Notas finais entre 10 a 15 páginas. Em qualquer modalidade devem estar incluídas as referências e formatado conforme as normas do periódico. (Graduados, Mestrandos, Doutorandos)

ENTREVISTAS

Com pesquisadores, teóricos e indivíduos que possam contribuir para discussões sobre temáticas relacionadas à área de seu enfoque temático. As contribuições deverão conter, na seguinte ordem: 1. Título da entrevista (português ou espanhol) e em inglês; 2. Data e local da entrevista; 3. Identificação do entrevistado, com um consistente texto introdutório e biobibliográfico; 4. O texto deverá concentrar-se entre 10 e 20 páginas e estar formatado conforme as normas do periódico. (Graduados, Mestrandos, Doutorandos)

ACERVOS E FONTES

A seção destina-se a publicar transcrições comentadas de fontes orais e documentais com significativa relevância para as temáticas abordadas pela revista ou dossiê, bem como, textos informativos e críticos sobre acervos e fontes. No caso de documentos na íntegra, desde que acompanhados de comentários, as contribuições deverão observar os critérios e normativas da diplomática. Em ambos os casos, deverão conter uma apresentação da fonte, sua contextualização, possibilidades de uso e de enfoque, localização (país, cidade, comunidades, instituição, fundo arquivístico ou site), bem como, disponibilidade, estado de conservação. Deverão conter entre 10 e 15 páginas, incluídas referências e notas e vir acompanhados de 3 a 5 palavras-chave. Os documentos poderão ser apresentados em português ou espanhol. Deve estar formatado conforme as normas do periódico. (Graduados, Mestrandos, Doutorandos)

RESENHAS CRÍTICAS

Destinam-se à descrição, exame técnico, crítica, além de resumo do conteúdo e possível demonstração de importância, de obra recente (não mais que 3 anos depois do lançamento da última edição), relacionada à área temática da Revista. Deve situar-se entre 5 e 10 páginas, conter a referência bibliográfica no início e título no idioma original. Deve estar formatado conforme as normas do periódico. (Graduados, Mestrandos, Doutorandos)

INICIAÇÃO À PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Este espaço é dedicado aos autores de Graduação e Pós-Graduação, para divulgação de monografias e resultados de trabalhos originais. Poderão publicar também, estudantes de graduação em História ou áreas afins que participam de projetos de pesquisas e extensão acadêmicas. Esta seção deve ser formatada conforme as normas do periódico.(Graduandos, Graduados, Mestrandos, Mestres, Doutorandos E Doutores)

EXPERIÊNCIAS ESCOLARES E A HISTÓRIA

Este espaço é dedicado ao relato de experiências docentes com a disciplina de História e suas relações inter ou transdisciplinares. O ensino de História possui diversos limites e possibilidades que somente se mostram na ação docente. Desse modo, esta seção pretende evidenciar as experiências positivas ou não, e seus aprendizados para o Ensino da História, além, de discussões teórico/metodológicas em ensino, história e mesmo sua relação entre disciplinas. (Graduados, Mestrandos, Mestres, Doutorandos E Doutores)

Quem pode submeter 

Graduados, alunos de Pós Graduação Stricto Sensu, mestres e doutores poderão submeter às seções “Artigos (Livres ou para Dossiê)”; “Notas de Pesquisa”; “Entrevistas”; “Acervos e Fontes”; “Resenhas críticas”.

Alunos da Graduação e Pós Graduação poderão submeter na seção “Iniciação à pesquisa”

Graduados e professores de História ou áreas afins, poderão submeter na seção “experiências escolares”

Política para dossiês

1 Poderão ser proponentes de dossiê um ou mais professores doutores, de instituições diferentes, nacionais ou internacionais.

2 O tema proposto não poderá coincidir com temas publicados em dossiê anteriormente

3 Elaborar título e ementa sobre o tema a ser proposto, vinculado ao escopo da revista. O texto deve possuir entre 1.000 e 1.500 caracteres (com espaços)

Atribuições dos (as) coordenadores(as):

1 Divulgar a proposta, junto com a RLAH e receber as colaborações, mediante chamada pública.

2 Realizar a escolha dos artigos submetidos que serão enviados ao processo de avaliação cega por pares, excluindo aqueles que não se adequam à proposta.

3 Realizar a seleção final de artigos e resenhas positivamente avaliados para compor o dossiê, considerando os prazos estipulados pela Revista

4 Elaborar o texto de apresentação do dossiê 

5 Podem convidar, em diálogo com a Revista, um autor doutor, preferencialmente de âmbito internacional, para publicação destacada no dossiê.

Questões éticas 

1 É recomendado evitar a submissão e seleção de trabalhos dos organizadores.

2 É recomendado evitar seleção de artigos de orientandos e ex orientandandos

Importante:

- A RLAH não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores

- O envio espontâneo de qualquer submissão implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

ORIENTAÇÕES

 O título deve estar em caixa alta, centralizado e em negrito no idioma do texto (português ou espanhol) e em inglês. Os artigos deverão conter resumo, em (português ou espanhol) e em inglês, contendo no máximo 1.000 caracteres com espaço, e por uma lista de três palavras-chave, em português ou espanhol e inglês, separadas por ponto.

 O texto deverá ter a extensão mínima de 10 e máxima de 20 páginas, incluindo as referências bibliográficas e notas. A página deverá ser em formato A4 com margem superior de 2,5 cm, inferior de 2,5 cm, esquerda 2,5 cm e direita 2,5 cm. O texto completo do artigo, sem indicação de autoria, deverá ser escrito em Times New Roman 12 pt e com espaçamento 1,5, podendo ser escrito em português ou espanhol, em formato de arquivo Word for Windows.

Citações: no interior do texto deverão obedecer às seguintes normas:

  • Um autor: (Bohn, 1999)
  • Dois autores: (Moreira; Elmir, 2010)
  • Três autores ou mais: (Schmitz et al, 2009)
  • Mesmo autor e mesma data: Devem ser distinguidos por letras minúsculas após a data. Ex: (Amaral, 2008a), ( Amaral, 2008b)           

Apresentação das citações:

  • Citações com menos de três linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto normal.
  • Citações com mais de três linhas devem ser em tamanho 11 pt, espaço simples, recuo da margem esquerda de 4 cm.

Não utilizar op. cit. e evitar o uso de apud, preferindo in;

Notas de rodapé:

Deverão estar no corpo do texto; utilizadas de modo econômico, devem ser explicativas, não devendo ser utilizadas para referências de fontes ou bibliografias. As fontes, se for o caso, devem estar no final do texto, separadas e anteceder as referências bibliográficas  

Gráficos, quadros e mapas devem ser encaminhados no interior do texto, numerados e titulados corretamente, com a devida referência (se reproduzidos de outra fonte). Também deverão ser enviados em arquivos separados em formato original (j.peg, .png)

Os arquivos submetidos deverão conter:

Título do texto: Deverá ser escrito no idioma do artigo (português e espanhol) e em inglês. Deve conter, no máximo, 240 caracteres com espaço.

Resumo/abstract: resumo e palavras chave (três a cinco) são obrigatórias. Deverá ser escrito no idioma do artigo (português e espanhol) e em inglês. Escrito em um único parágrafo, com até 20 linhas. Deve evidenciar de forma coerente: 1. Apresentação do objeto/problema de pesquisa 2. Fontes utilizadas 3. Metodologia aplicada 4. Resultados alcançados.

Texto completo: Formatação em Times New Roman, 12 pt, espaçamento 1,5

Referências: Bibliografias utilizadas e referências de outra natureza deverão estar listadas ao final do texto, em ordem alfabética, 12 pt, espaçamento simples, alinhado à esquerda. Como exemplos abaixo:

Artigos em periódico:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do artigo. Título do Periódico, volume (número/fascículo): pág. Inicial – página final.

Ex: CATARINO, B. G. 2020. O ingresso do tema indígena no espaço museal: o caso do museu histórico de Cambé (1985-2016). Revista Latino Americana de História, v. 9, nº 24: 144 – 166

Artigos de publicações referentes a eventos:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do trabalho. In: Nome do evento, nº, cidade. Anais....Cidade, Sigla. Volume: pág. Inicial – página final.

Ex: SCOTT, A. S. V. 2007. Uma proposta para o tratamento de fontes nominativas para o estudo da família: o exemplo dos registros paroquiais. In: XXIV Simpósio Nacional de História. História e Multidisciplinaridade, São Leopoldo/RS. Anais do Simpósio Nacional da Anpuh: sn

Artigos em coletâneas:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do artigo. In: Inicial(is) do nome, SOBRENOME, Título da coletânea. Cidade, Editora, pág. Inicial – página final.

Ex: GRANDO, A. 2003. Os reality shows. In: V. HOEWELL (org), coletânea GT Produção de sentido nas mídias. Pernambuco, UNICAD, p.75-81 

Livros: 

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do livro. Ed. (Edição), Cidade, Editora.

Ex: ELMIR, C. P. A história devorada: No rastro dos crimes da Rua do Arvoredo. Porto Alegre: Escritos, 2004.

Capítulos de livros:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do capítulo. In: Inicial(is) do nome. SOBRENOME, Título do livro. Cidade, Ed. Editora, pág. Inicial – página final.

Ex: McCALLUM, C. 2002. Incas e nawas. Produção, transformação e transcendência na história Kaxinawá. In: ALBERT, Bruce e RAMOS, Alcida (orgs.) Pacificando o branco: cosmologias do contato no Norte-Amazônico. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, p. 375-401.

Livros organizados:

RAMÍREZ, Hernán (Org.). 2013. O neoliberalismo sul-americano em clave transnacional: enraizamento, apogeu e crise. São Leopoldo: Oikos, Editora Unisinos.

Livros em coautoria:

MOREIRA, Paulo Roberto Staudt; ELMIR, Cláudio Pereira. 2010. Odiosos Homicídios: O Processo 5616 e os crimes da Rua do Arvoredo. São Leopoldo: Oikos Editora / Editora UNISINOS, 2010.

Obs: Mais de três autores citar o primeiro junto de et al: 

Teses e Dissertações:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título da tese ou dissertação. Cidade, sigla do Estado. Tipo (Tese ou Dissertação), Universidade. 

Ex: MARTINS, M. C. B. 1999. A festa guarani nas reduções: perdas, permanências e recriação. Porto Alegre/RS, Tese (Doutorado em História), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Citações de sites:

  • Com a identificação dos autores de textos eletrônicos, a referência deve ser feita do seguinte modo:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do texto. Disponível em: http://. Acesso em: dd/mm/aaaa.

Ex.: LENKER, A.; RHODES, N. 2007. Foreign Language Immersion Programs: Features and Trends Over 35 Years. Disponível em: http://www.cal.org/resources/digest/flimmersion.html. Acesso em: 28/04/2007.

* Neste caso, no corpo do texto, a referência é identificada por (Lenker e Rhodes, 2007).

  • Sem a identificação dos autores de textos eletrônicos, deve-se fazer a referência do seguinte modo:

FONTE/SITE. Ano de publicação. Título do texto. Disponível em: http://. Acesso em: dd/mm/aaaa.

Ex.: GLOBO ONLINE, O. 2006. Brasil será o país com mais sedes do Instituto Cervantes. Disponível em: http://oglobo.globo.com/ cultura/mat/2006/10/25/286393283.asp. Acesso em: 05/04/2008.

* No corpo do texto a citação será (O Globo Online, 2006).

Jornais e revistas, órgãos e instituições:

  • Todos os textos de jornais e revistas devem constar nas referências bibliográficas. Caso haja autor explícito, a referência é feita pelo seu sobrenome:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do texto. Fonte (Orgão, Instituição, etc.). Sessão (Coluna, etc.). Cidade, dia mês (abreviado).

Ex.: MICELLI, S. 1987. Um intelectual do sentido. Folha de S. Paulo. Caderno Mais! São Paulo, 7 fev.

* No corpo do texto, indica-se (Micelli, 1987).

  • Caso não haja um autor e o texto seja de responsabilidade do órgão, faz-se a referência assim:

Fonte (Órgão, Instituição, etc.). Ano de publicação. Título do texto. Cidade, dia mês (abreviado), p. número da página.

Ex.: CORREIO DO POVO. 1945. Os métodos objetivos de verificação que empregamos no RS. Porto Alegre, 5 out., p. 14.

* No corpo do texto, indica-se (Correio do Povo, 1945).

 

 

Dossiê

Artigos para dossiê

Essa seção é destinada à apresentação de artigos científicos, inéditos para composição de dossiês temáticos. Devem possuir entre 10 e 20 páginas, incluídas as referências e estar formatado conforme as normas do periódico.

Artigos

Essa seção é destinada à apresentação de artigos científicos inéditos, com temática livre para publicação em fluxo contínuo. Devem possuir entre 10 e 20 páginas, incluídas as referências e estar formatado conforme as normas do periódico.

Resenhas Críticas

Destinam-se à descrição, exame técnico, crítica, além de resumo do conteúdo e possível demonstração de importância, de obra recente (não mais que 3 anos depois do lançamento da última edição), relacionada à área temática da Revista. Deve situar-se entre 5 e 10 páginas, conter a referência bibliográfica no início e título no idioma original. Deve estar formatado conforme as normas do periódico.

Entrevistas

Com pesquisadores, teóricos e indivíduos que possam contribuir para discussões sobre temáticas relacionadas à área de seu enfoque temático. As contribuições deverão conter, na seguinte ordem: 1. Título da entrevista (português ou espanhol) e em inglês; 2. Data e local da entrevista; 3. Identificação do entrevistado, com um consistente texto introdutório e biobibliográfico; 4. O texto deverá concentrar-se entre 5 a 12 páginas e estar formatado conforme as normas do periódico.

Notas de Pesquisas

Deverão resultar de uma investigação baseada em dados empíricos e com metodologia específica. Notas iniciais devem possuir entre 5 e 10 páginas. Notas finais entre 10 a 15 páginas. Em qualquer modalidade devem estar incluídas as referências e formatado conforme as normas do periódico.

Acervos e Fontes

A seção destina-se a publicar transcrições comentadas de fontes orais e documentais com significativa relevância para as temáticas abordadas pela revista ou dossiê, bem como, textos informativos e críticos sobre acervos e fontes. No caso de documentos na íntegra, desde que acompanhados de comentários, as contribuições deverão observar os critérios e normativas da diplomática. Em ambos os casos, deverão conter uma apresentação da fonte, sua contextualização, possibilidades de uso e de enfoque, localização (país, cidade, comunidades, instituição, fundo arquivístico ou site), bem como, disponibilidade, estado de conservação. Deverão conter entre 10 e 15 páginas, incluídas referências e notas e vir acompanhados de 3 a 5 palavras-chave. Os documentos poderão ser apresentados em português ou espanhol. Deve estar formatado conforme as normas do periódico.

Iniciação à pesquisa e extensão universitária

Este espaço é dedicado aos autores de Graduação e Pós-Graduação, para divulgação de monografias e resultados de trabalhos originais. Poderão publicar também, estudantes de graduação em História ou áreas afins que participam de projetos de pesquisas e extensão acadêmicas. Esta seção deve ser formatada conforme as normas do periódico.

Experiências Escolares

Este espaço é dedicado ao relato de experiências docentes com a disciplina de História e suas relações inter ou transdisciplinares. O ensino de História possui diversos limites e possibilidades que somente se mostram na ação docente. Desse modo, esta seção pretende evidenciar as experiências positivas ou não, e seus aprendizados para o Ensino da História, além, de discussões teórico/metodológicas em ensino, história e mesmo sua relação entre disciplinas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.