Novos e velhos modos de ver TV: O que disputam os internautas sobre o consumo de série televisiva?

Juliana Freire Gutmann, Ítalo Cerqueira

Resumo


O artigo investiga marcas da relação diacrônica entre o consumo das séries televisivas na internet e formas culturais da TV de radiodifusão, com ênfase nos processos comunicacionais engendrados pelos sites de compartilhamento. Tendo como referencial teórico o conceito de mediação cultural, de Jesús Martin-Barbero, o estudo analítico identifica sentidos em disputa sobre modos de ver TV a partir dos discursos dos fãs da série norte-americana The Walking Dead. A pesquisa demonstra como as noções de grade de programação e de fluxo televisivo ainda atuam como matrizes culturais do consumo de televisão na internet.

Palavras-chave: série televisiva, site de compartilhamento, mediação cultural.


Texto completo: PDF



ISSN: 1806-6925 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022-000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto Gráfico: Jully Rodrigues

Locations of visitors to this page