Shovelware, repurposing e a lógica transmídia em Zero Hora: contratos de comunicação e convergência com meios digitais
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2014.28.68.07Resumo
Este trabalho expõe parcialmente os resultados de pesquisa doutoral sobre a distribuição multiplataforma envolvendo o jornalismo em redes digitais. Tal pesquisa parte da hipótese de que a convergência com meios digitais, que será definida no decorrer deste artigo, resulta na ampliação dos contratos de comunicação (Charaudeau, 2007) propostos pelos veículos noticiosos. O caso do jornal gaúcho Zero Hora é analisado na tese. Neste artigo, propõe-se a reflexão sobre a possível ampliação dos contratos de comunicação propostos pelo veículo gaúcho a partir da observação dos seus dispositivos de encenação (Charaudeau, 2007). Com essa intenção, apresenta-se a descrição dos achados de uma das etapas do estudo. Trata-se da identificação e da análise das remissões encontradas em Zero Hora. São verificadas as movimentações que partem das referidas remissões em 18 edições de Zero Hora. com, 18 edições de Zero Hora no iPad e 18 edições de Zero Hora no iPhone.
Palavras-chave: convergência jornalística, contrato de comunicação, distribuição multiplataforma.
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