Semiologia Barthesiana e a publicidade: a compreensão da produção de sentido

Autores

  • Roberto Ramos PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2014.28.67.02

Resumo

A Semiologia, de Roland Barthes, possui pressupostos teóricos, para o estudo da produção de sentido da Publicidade. A Teoria do Fait Divers, mesmo que mais conhecida pelo Jornalismo, apresenta recursos, para o estudo do apelo emocional dos discursos publicitários. Tais possibilidades serão refletidas pelo presente artigo.

Palavras-chave: semiologia, publicidade, fait divers.

Biografia do Autor

Roberto Ramos, PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil

* Ph.D em Ciências da Comunicação, professor da FAMECOS-PUCRS, Graduação e Pós-Graduação. Obras publicadas: Futebol: Ideologia do Poder. Grã-finos na Globo, Manipulação e Controle da Opinião Pública. A Máquina Capitalista, Mídia, Textos e Contextos (org.). A Ideologia da Escolinha do Professor Raimundo e Os Sensacionalismos do Sensacionalismo – uma leitura dos discursos midiáticos. E-mail: rr@pucrs.br

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Publicado

2014-02-21

Edição

Seção

Artigos