Tecnologias de Informação e Comunicação, media e memória na construção de identidade geracional de idosos portugueses

Celiana Azevedo

Resumo


O objetivo deste trabalho é discutir a relação entre media, tecnologias de informação e comunicação, geração e memória e, mais especificamente, debater como essas ligações podem influenciar na construção de identidade geracional (Aroldi, 2011) e como pessoas nascidas em um determinado momento usam os media como ferramenta de construção da sua identidade coletiva (Aroldi, 2011). Trabalhamos com idosos que passaram infância e juventude em Portugal e escolhemos grupos focais como ferramenta de pesquisa, pois é conhecida como uma boa metodologia para interagir com pessoas mais velhas. Na sequência das observações, verificamos que é indiscutível como a realidade tornou-se quase inseparável dos meios de comunicação social.

Palavras chave: TIC, identidade geracional, idoso, media, memória.


Texto completo: PDF



ISSN: 1806-6925 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022-000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto Gráfico: Jully Rodrigues

Crossref Member Badge
Crossref Similarity Check logo
Locations of visitors to this page