Sob o signo de Narciso: identidade na sociedade de consumo e no ciberespaço

Julio Cesar Lemes de Castro

Resumo


Este trabalho parte de algumas facetas contemporâneas do capitalismo, a hegemonia do consumo, a diversificação das mercadorias e a imaterialidade. Elas são relacionadas com uma mudança nos mecanismos de reprodução social: a substituição da disciplina (Foucault) pelo controle (Deleuze) e pela sedução (Baudrillard). Tal mudança, por sua vez, é associada a uma nova economia psíquica, baseada no imperativo do gozo e na insatisfação daí resultante (Lacan, Žižek), e caracterizada pelo narcisismo (Lasch). O artigo mostra como o narcisismo se articula, de forma geral, com a construção da identidade pela mediação da imagem e do mercado e, especificamente, com a construção da identidade via ciberespaço.

Texto completo: HTML



ISSN: 1806-6925 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022-000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto Gráfico: Jully Rodrigues

Crossref Member Badge
Crossref Similarity Check logo
Locations of visitors to this page