Covid-19's Impact on Society, Fashion Trends and Consumption

Authors

  • Isadora Santos Udesc/CEART/DMO/PPGMODA
  • Silene Seibel Udesc/CEART/DMO/PPGMODA
  • Icleia Silveira Udesc/CEART/DMO/PPGMODA

Abstract

This paper aims to reflect about opinions and reports about the Covid-19 impact on society and on the fashion industry from retail, luxury market professionals and consumer behavior researchers. The pandemic impacts are analyzed under the perspective of consumer behavior and the demand for connection and affection from the isolation caused by the pandemic. Within these two dimensions, four basic variables emerge to formulate reflections on the future and to visualize opportunities, external threats and the impact on the internal strengths and weaknesses of different luxury, mass and differentiation business. The analysis was formulated based on books, research on websites in the digital sphere that encompass different opinions involved in the fashion world, as well as recent trend studies. To meet new consumer demands, a brand needs to be present in the digital environment and connect to its consumers on an emotional level through its purpose, values and communication, by means of virtual and physical channels in a fluid, direct and transparent way. Small businesses may have a greater capacity to adapt to the new post-Covid-19 moment, due to the agility of responding to adversities.

Author Biographies

Isadora Santos, Udesc/CEART/DMO/PPGMODA

Mestranda em Moda pela UDESC PPGMODA. Possui graduação em Bachelor of Science Fashion Design - The Art Institute of Fort Lauderdale (2012). Formou-se com Honras, na lista do Reitor e recebeu o prêmio de Melhor Portfolio. Atualmente é estilista, modelista, administradora - LOKprints (Florianópolis) e Desenvolve estampas exclusivas para empresa - Nange Confecções- ANGEL. Tem experiência na área de Moda e Vestuário, com ênfase em Desenvolvimento de Coleções e Estamparia. Atuou como Estilista Sênior na empresa LUCKY in LOVE Tennis Apparel em Miami, EUA.

Silene Seibel, Udesc/CEART/DMO/PPGMODA

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), Mestrado em Pedagogia da Formação Profissional(Internationale Berufspaedagogik - Universitaet Kassel-Alemanha (1991), Especialização em Leadership Competences pelo International Management Development Institute - IMD Suiça, (1997), Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983). Atualmente é coordenadora do Programa de Pos-Graduação em Moda (Mestrado Profissional PPGMODA/UDESC) e professora da UDESC Florianopolis. Editora do Moda Palavra e-periodico (Udesc). Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção e Gestão do Design e Inovação. Atua no ensino e pesquisa nos seguintes temas: administração estratégica e planejamento da produção, gestão do desenvolvimento de produto, gestão da demanda de novos produtos, manufatura enxuta e pedagogia do trabalho. Atua na graduação de engenharia e produção, engenharia mecânica, design de moda e design de produto. Na pós graduação lato e strictu senso de engenharia de produção, gestão da qualidade, lean manufacturing, gestão estratégica de negócios.

Icleia Silveira, Udesc/CEART/DMO/PPGMODA

PROFESSORA: Dra. Icléia Silveira - DOUTORA em DESIGN Pontífice Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC/RIO; MESTRE em Engenharia de Produção  Universidade Federal de Santa Catarina  UFSC; Especialista em Moda Universidade do Estado de Santa Catarina  UDESC; Especialista em Atuação para Docente em Nível Superior Universidade Federal de Santa Catarina  UFSC; Licenciada em Geografia - Universidade Federal de Santa Catarina UFSC; Professora Efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina  UDESC; Membro do Grupo de Pesquisa Design de Moda e Tecnologia (UDESC/CNPq); Coordenadora e Professora do Mestrado Profissional em Design de Vestuário e Moda PPGMODA/UDESC; Coordenadora do Laboratório de Tecnologia Do Vestuário e Economia Criativa  LaCRIAT; Membro do Conselho Editorial da Revista ModaPalavra e-periódico (UDESC); Membro da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM); Área de atuação - Tecnologia do Vestuário  Ergonomia, Modelagem Plana e Moulage do Vestuário e Processos Produtivos; Gestão do Conhecimento nos Negócios de Moda e Aprendizagem Organizacional.

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Published

2021-04-09

Issue

Section

Reflections on the design processes adopted in response to the pandemic crisis