Trilhas de leitura para a obra de Ciro Marcondes Filho: proposta de um roteiro didático de aproximação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/qt.2021.918.01

Resumo

 Em mais de 40 anos como professor e pesquisador, Ciro Marcondes Filho publicou dezenas de livros sobre comunicação, de trabalhos introdutórios a proposições teóricas avançadas. Este artigo nasce de uma preocupação originária das salas de aula: diante de uma obra desse porte, quais portas de entrada se apresentam? O texto propõe, a partir de uma leitura didática, um roteiro inicial pautado em quatro eixos desenvolvidos em suas obras: (1) estudos sobre mídia, poder e ideologia; (2) estudos de jornalismo (3) a nova teoria da comunicação e (4) livros didáticos e de divulgação. Em vez de uma abordagem estritamente cronológica, entende-se que um aporte temático pode contribuir para um primeiro contato com as ideias de Marcondes Filho indicando trilhas de leitura de uma obra multifacetada, em diálogo com vários saberes.

Biografia do Autor

Luis Mauro Sa Martino, Faculdade Casper Libero

Jornalista e Professor na graduação e pós-graduação em Comunicação na Contemporaneidade da Faculdade Cásper Líbero. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Foi pesquisador-bolsista na Universidade de East Anglia, Inglaterra. Autor dos livros "Teoria da Comunicação" (Vozes, 2009) e "Comunicação & Identidade" (Paulus, 2010), entre outros.

Angela Cristina Salgueiro Marques, PPG em Comunicação - Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Docente do PPG em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais

Downloads

Publicado

2022-02-07

Como Citar

MARTINO, L. M. S.; MARQUES, A. C. S. Trilhas de leitura para a obra de Ciro Marcondes Filho: proposta de um roteiro didático de aproximação . Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 9, n. 18, 2022. DOI: 10.4013/qt.2021.918.01. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/22857. Acesso em: 25 jun. 2022.