Etnografia, pesquisa multissituada e produção de conhecimento no campo da comunicação

Luciana de Oliveira

Resumo


A pesquisa em comunicação, por suas múltiplas possibilidades de interface, dispõe de diversas abordagens teórico-metodológicas. Esse artigo objetiva sugerir que a etnografia multissituada é um caminho promissor para alcançar objetos comunicacionais, sobretudo aqueles que envolvem relações com humanidades com as quais temos a falta de familiaridade suficiente para achá-las interessantes e cujas vozes e existências subalternizadas não reverberam nos circuitos midiáticos corporativos. O artigo objetiva ainda salientar como a etnografia e o diálogo com teorias antropológicas podem ser produtivos no campo da comunicação na medida em que permitem um descentramento da esfera marcadamente midiática (embora em relação a e em relação com ela) para alcançar as teorias dos sujeitos em comunicação, buscando um horizonte de simetria a partir do qual haja incidência das cosmologias nativas no próprio pensar comunicacional.

Palavras-chave


etnografia multissituada; comunicação; epistemologia

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Locations of visitors to this page