Midiatização da religião como experiência vivida

Ana Cássia Flores da Rosa, Sandra Rubia da Silva

Resumo


O artigo busca pensar o conceito de midiatização da religião como experiência vivida, tendo como foco da análise a experiência dos sujeitos na internet enquanto leigos católicos. Para tanto, busca-se fundamentação na etnografia como teoria e método, em sua interface como campo da comunicação. A análise se dá a partir da observação empírica da atuação e de relatos dos responsáveis pelo blog O Catequista, empreendimento criado e mantido por leigos católicos com uma proposta de catequese digital que une conteúdo doutrinário e humor. Ao nos propormos pensar a midiatização como uma experiência vivida, percebemos a existência de uma “internet dos leigos” marcada por questões de autoridade, disputas e expertise que mobilizam de forma significativa os fiéis em suas vivências como blogueiros católicos.

Palavras-chave


midiatização da religião; etnografia para a internet; leigo católico

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Locations of visitors to this page