A dimensão comunicacional do sampleamento: fantasmas fonográficos no caso “All star, but…”

Autores

  • Marcelo Bergamin Conter Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).
  • Cássio de Borba Lucas Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2020.221.08

Resumo

O presente artigo discute a concepção de que registros fonográficos tem uma característica fantasmagórica, potencializada e atualizada por práticas de sampleamento. Propõe-se a (1) compreender o sampleamento como procedimento basilar do tipo de comunicação musical a que nos referimos e (2) analisar sua lógica de disseminação, investigando os desdobramentos que geram processos de diferenciação de um dado fenômeno fonográfico. De modo a verificar tal processo na música sampleada contemporânea, como estudo de caso, optamos pela recente disseminação massiva de remixagens, na internet, da canção All Star, do conjunto Smash Mouth. A investigação aponta para uma espécie de exploração colaborativa da virtualidade da música como um dentre os vários efeitos da comunicação fantasmagórica ativada pelo sampleamento intensivo.

Palavras-chave: Sampleamento. Fonografia. Comunicação.

Biografia do Autor

Marcelo Bergamin Conter, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Marcelo Bergamin Conter é professor de Produção Fonográfica no IFRS. Realizou pós-doutorado em Comunicação na Unisinos. É doutor e mestre pela UFRGS, com doutorado sanduíche (CAPES) pela Columbia University (Nova Iorque). Em 2013, publicou seu primeiro livro, "Imagem-música em vídeos para web" e, em 2016, sua segunda publicação, "LO-FI – Música pop em baixa definição". Atualmente coordena o Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia do IFRS Campus Alvorada e o Grupo de Pesquisa Sonoridades, Imagem, Materialidades da Comunicação e Cultura (SIMC/IFRS). Integra também o Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC/UFRGS) e o Grupo de Estudos Imagem, Sonoridades e Tecnologia (GEIST/UFSC).

Cássio de Borba Lucas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cássio de Borba Lucas é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pesquisa sobre escutas musicais como objeto de comunicação e semiótica. Mestre pela mesma instituição (2017) com pesquisa sobre a música sampleada e suas significâncias. Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Fabico (UFRGS), com pesquisa sobre as traduções intersemióticas da orquestra no audiovisual. Membro do Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC) e do Grupo de Estudos em Imagens, Sonoridades e Tecnologias (GEIST).

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Publicado

2020-01-10

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres