Tempos (pós-)modernos: a relação entre o cinema e os games
Resumo
Desafiando classificações, os games podem ser entendidos como jogos baseados em regras que permitem que o jogador entre num mundo virtual através da interatividade e da imersão e ali encontre narrativas cada vez mais sofisticadas, complexas e motivadoras. Neste sentido, a relação estética e de linguagem entre games e o cinema vem se estreitando à medida que o desenvolvimento tecnológico avança. O objetivo deste artigo é traçar um breve panorama da discussão atual sobre semelhanças e diferenças entre o cinema e os games, especialmente quanto aos aspectos narrativos e algumas mudanças de percepção que estariam em consonância com essas mídias. O artigo conclui que vem ocorrendo um forte processo de apropriação mútua (remediation) entre as duas linguagens que ainda está nos primórdios de suas possibilidades. Por essa razão, defende que os games se constituem em um novo campo de estudos interdisciplinares e que a investigação sobre a narrativa nos ambientes digitais ainda está em aberto, necessitando de mais pesquisa e debate acadêmico.
Palavras-chave: games, cinema, cibercultura.Downloads
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