Contribuições da Análise de Redes Sociais para o estudo das redes sociais na Internet: o caso da hashtag #Tamojuntodilma e #CalaabocaDilma
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2014.162.01Resumo
Este trabalho busca discutir as contribuições da perspectiva de Análise de Redes Sociais (ARS) para o estudo das redes sociais na Internet. Na primeira parte do artigo, são apresentadas e problematizadas algumas das bases da ARS e suas métricas, bem como outras questões envolvidas. Na segunda parte, fazemos uma análise de duas hashtags relacionadas aos protestos que aconteceram no Brasil em Junho de 2013, que apareceram no Twitter durante o pronunciamento à nação da presidenta Dilma Rousseff. A primeira representou um grupo de apoio (#tamojuntodilma), e a segunda, um grupo de críticos (#calaabocadilma). Utilizando a ARS, demonstramos através de medidas os diferentes aspectos das redes sociais constituídas em torno de cada rede, notadamente a articulação de um grupo em torno da primeira hashtag e a organicidade da segunda, que emerge como uma resposta.
Palavras-chave: análise de redes sociais, redes sociais na internet, conversação em rede.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.