Problema semântico fundamental do direito privado solucionado pelo método combinado

Autores

  • Fábio César Scherer

DOI:

https://doi.org/10.4013/4635

Resumo

O pressuposto geral deste trabalho é o de que o Kant crítico deve ser entendido como um filósofo que emprega alguns aspectos da lógica formal (leis formais do entendimento e da razão) e da matemática (método), juntamente com uma interpretação semântica dos conceitos e juízos da razão em geral, para resolver problemas de ordem especulativa, prática ou estética. O objeto selecionado de estudo e/ou aplicação desta interpretação é a teoria dos juízos sintéticos a priori do direito privado em Metaphysische Anfangsgründe der Rechtslehre. A proposta do artigo é reconstruí-la (tal teoria), mediante a identificação e a organização dos passos efetivos da pesquisa kantiana, de acordo com o método combinado e a semântica transcendental.

Palavras-chave: direito privado, posse inteligível, método de análise e síntese, teoria do significado e da referência dos conceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-06-07

Como Citar

SCHERER, F. C. Problema semântico fundamental do direito privado solucionado pelo método combinado. Filosofia Unisinos, São Leopoldo, v. 11, n. 1, p. 85–105, 2021. DOI: 10.4013/4635. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/article/view/4635. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos