Problema semântico fundamental do direito privado solucionado pelo método combinado
DOI:
https://doi.org/10.4013/4635Resumo
O pressuposto geral deste trabalho é o de que o Kant crítico deve ser entendido como um filósofo que emprega alguns aspectos da lógica formal (leis formais do entendimento e da razão) e da matemática (método), juntamente com uma interpretação semântica dos conceitos e juízos da razão em geral, para resolver problemas de ordem especulativa, prática ou estética. O objeto selecionado de estudo e/ou aplicação desta interpretação é a teoria dos juízos sintéticos a priori do direito privado em Metaphysische Anfangsgründe der Rechtslehre. A proposta do artigo é reconstruí-la (tal teoria), mediante a identificação e a organização dos passos efetivos da pesquisa kantiana, de acordo com o método combinado e a semântica transcendental.
Palavras-chave: direito privado, posse inteligível, método de análise e síntese, teoria do significado e da referência dos conceitos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.