Notas sobre a configuração da dialética como metafísica no pensamento de Platão

Márcio Soares

Resumo


As notas que ora apresento tratam do nascimento da metafísica ocidental no pensamento de Platão. Ao atribuir ao pensamento de Platão o nascimento da metafísica, não estou negando o papel fundamental, e igualmente originário, de outros pensadores gregos, que inclusive precederam o Filósofo da Academia no tratamento de algumas de suas mais caras questões. E, entre todas as questões tratadas por Platão, certamente uma das mais caras é a questão do ser, que na língua grega se diz t  ón. Essa é a grande questão do pensamento especulativo grego. Dela trataram Parmênides, Heráclito e Anaxágoras, entre outros que precederam Platão e que ele possivelmente tomou como fonte para o seu próprio pensamento. A fundação da metafísica ocidental está intimamente ligada à questão grega pelo Ser. Dito em outras palavras, a metafísica é uma invenção dos gregos, que, conduzidos pela questão "o que é o ser?", a inauguraram em suas intuições fundamentais. A metafísica, tal qual a própria philosophía, é grega. Ela está na origem da filosofia e por longos séculos do desenvolvimento da razão e da civilização ocidentais foi sua máxima expressão. Assim, Platão é o inaugurador da metafísica no sentido de que seu pensamento expressa a grande intuição metafísica do ocidente. E isso não quer dizer outra coisa além do fato de que Platão foi quem definiu, de uma vez por todas, a forma e o conteúdo da metafísica ocidental. Nesse sentido, o filósofo foi um divisor de águas no desenvolvimento do pensamento grego. Ele reuniu todas as possibilidades de tal pensamento e lhes deu uma forma definitiva, que influenciou não apenas o pensamento grego subseqüente, mas todo o desenvolvimento do pensamento ocidental até hoje. Esse é o motivo e a justificativa por que, se queremos compreender a metafísica e, mais ainda, se queremos compreender a filosofia e a própria racionalidade ocidental em todos os seus desdobramentos e formas, devemos retornar ao seu nascimento em Platão.

Palavras-chave


metafísica, dialética, formas, conhecimento, realidade, coisas sensíveis

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