A TECNOLOGIA E A COMUNICAÇÃO EM SOCIEDADE SOB O VIÉS DA HERMENÊUTICA DE GADAMER E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O DIÁLOGO

Marcela Fossati Otero

Resumo


O presente artigo tem como objetivo trazer uma visão gadameriana do diálogo num contexto da utilização da tecnologia e sob a perspectiva da ética hermenêutica, buscando fornecer ao leitor uma análise que irá estimulá-lo a refletir sobre o assunto. A tecnologia influenciou o diálogo provocando uma incapacidade para o mesmo. Essa incapacidade não é natural para o homem, não é iminente, mas artificial ou culturalmente criada, o que significa que ela pode ser revertida, para dar origem à capacidade dialógica adequada. Mas esta incapacidade para o diálogo, como resultado de uma cultura desfigurante, sendo a educação monológica um dos seus principais aspectos, é também uma deficiência hermenêutica (de interpretação): a má interpretação do outro (e provavelmente de si mesmo). Assim, a análise do diálogo em hermenêutica inevitavelmente leva à consideração de quais sejam os problemas de interpretação que ocorrem na interação aparentemente comunicativa, mas que na verdade não é; a incapacidade de interpretação do outro é tanto psicológica quanto ética.


Palavras-chave


Hermenêutica. Tecnologia. Diálogo.

Referências


A proposta filosófica gadameriana não se constituiu na destruição da validade do método científico, mas em justificar que, ao filosofar, é mais própria a arte de dialogar que a técnica de dissecar temas e problemas (GACKI, 2006 apud ARAÚJO et al, 2012, p.1).

A verdadeira experiência é aquela na qual o homem retorna consciente de sua finitude. É pura ficção a ideia de que se pode dar marcha à ré a tudo, de que há sempre tempo para tudo, e de que de um modo ou de outro, tudo retorna. Quem está e atua na história vivencia constantemente a experiência de que nada retorna. A verdadeira experiência é assim: a experiência da própria historicidade (GADAMER, 1999, p.326).

“o campo da sociedade humana, o alcance do entendimento, do consenso sempre maior de que é tão essencial para a vida humana como o ar que respiramos". (GADAMER, 1999)

“ser que pode ser compreendido é linguagem" (GADAMER, 1999)

“O diálogo (Gespräch) hermenêutico acontece na relação entre parceiros, e não entre espectadores passivos ou interlocutores indiferentes (ROHDEN, 2004, p.194)

.REFERÊNCIAS

ARAUJO, Janieiry Lima de; PAZ, Elisabete Pimenta Araujo and MOREIRA, Thereza Maria Magalhães. Hermenêutica e saúde: reflexões sobre o pensamento de Hans-Georg Gadamer. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012.

BAUMAN, Z. Sobre os laços humanos, redes sociais, liberdade e segurança. Fronteiras do pensamento. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LcHTeDNIarU. Disponível em: 07.03.2015.

BONFIM, V. Gadamer e a experiência hermenêutica. Revista CEJ, Brasília, Ano XIV, n. 49, p. 76-82, abr./jun. 2010.

GADAMER, Hans- Georg. Verdade e Método II: Complementos e índice. Petrópolis,RJ: Vozes,2002

GIL, A. C.Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5.o ed. São Paulo, 2002.

LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

ROHDEN, L. Hermenêutica filosófica: uma configuração entre a amizade aristotélica e a dialética dialógica. Síntese, Belo Horizonte, v. 31, n. 100, 2004

________ Hans-Georg Gadamer, o Sócrates contemporâneo. São Leopoldo: Unisinos, S/d.

SILVA, C. S. As interfaces entre a filosofia da tecnologia e a filosofia da educação: as possibilidades atuais do conceito de formação. Santiago de Compostela: USC, 2014.

SOUZA, L; FREITAS, C; SANTOS, J. whatsapp – inimigo ou aliado na educação: um estudo de caso sob a ótica dos discentes. Relatório de pesquisa. São Paulo, 2016.

SOUSA, Gisela Maria Santos Ferreira. Comunicação Institucional, Imagem Corporativa e Identidade Corporativa: A inter-relação das categorias. Cambiassu (Publicação Científica do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão – UFMA), São Luís - MA, vol. 16, n. 2, jan. 2006.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 1808-5253 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022-000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122