Liberdade e disciplina em John Locke: as leis da razão no processo de formação humana

Miguel da Silva Rossetto (UPF)

Resumo


A formação do homem sempre foi e, muito provavelmente, será, por muito tempo, um dos temas mais complexos e envolventes a serem debatidos. Dos vários desdobramentos da vida humana, a relação com a liberdade dos indivíduos é um dos problemas existenciais que mais se apresentam nas pautas das teorias que investigam a formação humana. Educar o homem para que ele consiga bem lidar com sua liberdade é um dos fins mais desafiantes para quem é responsável pela educação do outro. De que maneira John Locke trata dessa problemática pela compreensão dos conceitos de liberdade e de razão humana é a intenção final deste texto.

Palavras-chave


Liberdade; Disciplina; Educação.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 1808-5253 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022-000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122