Dewey e a educação como reconstrução da experiência: implicações para os processos formativos escolares contemporâneos

Jorge Alexandre Bieluczyk (Unilasalle), Cledes Antonio Casagrande (Unilasalle)

Resumo


O artigo argumenta a atualidade educacional da noção 'reconstrução da experiência', proposta por Dewey. Defende-se que essa noção pode iluminar questões educacionais do nosso tempo, especialmente aquelas concernentes ao sentido e ao significado dos processos de ensino-aprendizagem. Para detalhar esse entendimento, a crítica deweyana à escola tradicional é reconstruída de modo a enfatizar os elementos que dificultam ou impedem um processo contínuo de desenvolvimento. Em seguida, os elementos-chave da educação como reconstrução da experiência são apresentados. Nesse âmbito, a desejável conexão entre os saberes e a vida é sublinhada. Por fim, algumas decorrências da filosofia da educação de matriz deweyana são apontadas.

Palavras-chave


Dewey; Educação; Reconstrução da Experiência; Processos Formativos.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 1808-5253 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022-000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122