Letramento digital: impactos das tecnologias na aprendizagem da Geração Y

Antonio Carlos Xavier

Resumo


Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada sobre as formas de aquisição do letramento digital pela Geração Y. O objetivo foi identifi car como essa nova geração tem aprendido e utilizado as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) dentro e fora da escola. Os sujeitos informantes foram crianças e adolescentes, alunos do ensino fundamental de uma escola particular. Neste trabalho, o letramento digital é compreendido como a aquisição de um conjunto de habilidades para ler, escrever e interagir com a mediação de equipamentos digitais (computador off e on-line e telefone celular). Um questionário foi aplicado para a coleta de informações sobre as
condições socioeconômicas e tecnológicas dos sujeitos, bem como foi feita uma gravação em vídeo dos seus movimentos de aprendizagem
nas atividades pedagógicas realizadas no laboratório de informática da escola, a fim de observar quais eram suas habilidades com tecnologias. Os resultados indicaram que a Geração Y, por estar exposta a equipamentos
tecnológicos desde cedo, tende a adquirir o letramento digital tão naturalmente quanto aprende a andar e a falar e acarreta impactos
positivos no seu processo de aprendizagem escolar.

Palavras-chave: letramento digital, tecnologia, aprendizagem.


Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues


 

SCImago Journal & Country Rank Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo