Análise de alguns marcadores de controlo de contacto na linguagem da juventude de Madrid e de Buenos Aires

Autores

  • Juan Antonio Martinez López Catedrático de lengua Española Departamento d Filología y Traducción Universidad pablo de Olavide (Sevilla)
  • Annette Jorgensen

Resumo

Tomando como base de análise as gravações de conversas espontâneas em linguagem de jovens realizadas no âmbito do projecto Corpus Oral del Lenguaje Adolescente (COLA), o presente trabalho, numa perspectiva da Pragmática variacional, pretende comparar a utilização que os jovens de Madrid e de Buenos Aires fazem de alguns marcadores conversacionais de controlo de contacto. Comparam-se os marcadores utilizados, aprofundam-se as funções dos mesmos e determina-se a frequência de cada um, assim como a sua proporção por cada mil palavras (pmp). Presta-se igualmente atenção à utilização que é feita destes marcadores em função do sexo do emissor e do receptor a quem este se dirige, bem como à posição que cada um dos marcadores analisados ocupa nos enunciados em que aparece. O resultado da análise destaca que a variação na lista dos marcadores não só é determinada ou infl uenciada pelas características do falante, mas também pelas dos interlocutores aos quais a mensagem se dirige.

Palavras-chave: Linguística de corpus, linguística contrastiva, linguagem dos jovens, vocativos, marcadores discursivos de controlo de contacto.

Downloads

Publicado

2013-10-07

Como Citar

Martinez López, J. A., & Jorgensen, A. (2013). Análise de alguns marcadores de controlo de contacto na linguagem da juventude de Madrid e de Buenos Aires. Calidoscópio, 11(3), 276–288. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2013.113.06