Práticas interacionais na escola: a negociação de uma identidade rural

Autores

  • Jakeline Aparecida Semechechem Professora e coordenadora do curso de Letras da Faculdade Alvorada de Tecnologia e Educação de Maringá
  • Neiva Maria Jung Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Este artigo tem como objetivo evidenciar de que modo participantes de uma sala de aula precisam negociar significados sociais, como uma identidade rural. Os dados analisados são resultantes de uma pesquisa do tipo etnográfico realizada em uma comunidade multilíngue (português, brasileiro e ucraniano) do Sul do Brasil. A perspectiva teórico-metodológica é a da Sociolinguística Interacional, procurando evidenciar como alguns dos seus conceitos têm contribuído para compreender eventos interacionais em contextos institucionais escolares. Para tanto serão retomados conceitos, como encontro social, contexto, enquadre, footing, alinhamento, pistas de contextualização, estruturas de participação, a fim de discutir a concepção de interação dessa vertente teórica. Os resultados deste trabalho mostram como a análise no plano microanalítico de práticas interacionais escolares, como as que envolvem a participação e o gerenciamento de identidades sociais, apontam para as relações e conflitos macrossociais que constituem os membros da comunidade. 

Palavras-chave: interação, práticas escolares, identidades sociais, comunidade rural.

Biografia do Autor

Jakeline Aparecida Semechechem, Professora e coordenadora do curso de Letras da Faculdade Alvorada de Tecnologia e Educação de Maringá

Doutoranda em Letras na Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestre em Letras pela mesma instituição (2010) e graduada em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2006). Professora e coordenadora do curso de Letras da FAculdade Alvorada de Tecnologia e Educação de Maringá e tutora a distância no curso de licenciatura em Letras da Universidade Estadual de Maringá/Universidade Aberta do Brasil.

Neiva Maria Jung, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora da Universidade Estadual de Maringá e atua na graduação e pós-graduação em Letras (mestrado e doutorado).

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Publicado

2012-07-25

Como Citar

Semechechem, J. A., & Jung, N. M. (2012). Práticas interacionais na escola: a negociação de uma identidade rural. Calidoscópio, 10(2), 140–152. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2012.102.02

Edição

Seção

Artigos