Metáforas visuais e multimodais na conceptualização da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2021.191.08

Resumo

Neste artigo, assumimos o objetivo de contribuir para uma discussão social sobre a representação metafórica da dinâmica de contaminação, contágio e letalidade do vírus SARS-CoV-2, nos primeiros meses da pandemia. Para isso, nos propomos a analisar o processo de conceptualização subjacente a metáforas visuais e multimodais que referenciam o vírus, a doença e o fenômeno da pandemia. A análise focaliza um conjunto de textos de natureza visual e multimodal, constitutivamente metafórico, constituído coletivamente, por estudantes de um Curso de Letras, em uma atividade que buscava refletir criticamente sobre o papel da metáfora na construção da narrativa social sobre a pandemia do coronavírus em 2020. Articulando construtos teóricos que visam à compreensão do fenômeno da metáfora em uma perspectiva linguístico cognitiva (domínios conceptuais, metáfora visual, metáfora multimodal) e associando princípios da Gramática do Design Visual (metafunção composicional), a análise dedica-se à interpretação do processo de conceptualização metafórica implicado na discursivização da crise sanitária, bem como à explicitação de efeitos de sentido projetados pelas práticas discursivas em estudo. Além da atualização recursiva de metáforas conceptuais como DOENÇA É VIAGEM e DOENÇA É GUERRA, a análise de dados revela que a experiência social da pandemia é construída também pela personificação do coronavírus, pela conceptualização do contágio como uma reação em cadeia causada pela ação humana, pela projeção de líderes do governo em personagens ficcionais conhecidos pela infantilidade e pela metaforização do povo brasileiro como cego e festivo.  

Palavras-chave: Metaforização; Conceptualização; COVID-19. 

Biografia do Autor

Sandra Cavalcante, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas. Como pesquisadora, investiga a relação entre Linguagem, Cognição e Emoções. É coordenadora do Projeto LER, ação extensionista que oferece ambiente de imersão linguística e cultural para sujeitos em situação de migração humanitária no Brasil e do grupo de pesquisa ELinC (Estudos em Linguagem e Cognição). Integrante do grupo de pesquisa interdisciplinar Complex Cognitio (PUC Minas) e do Grupo de Estudos Cognição, Educação, Imigração e Refúgio (UFMG). Coordenadora do Grupo de Trabalho Linguística e Cognição da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL), período 2018-2021.

Ronaldo Correa Gomes Junior, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com residências de pós-doutorado na Macquarie University (Austrália) e na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor Adjunto da Faculdade de Letras da UFMG nas áreas de Linguagem e Tecnologia e Ensino de Inglês. Membro do núcleo de pesquisa LingTec, integrante do LALINTEC (Laboratório de Linguagem e Tecnologia) e coordenador do curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino. Na Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, atua nos seguintes temas: metáforas sobre ensino e aprendizagem de línguas, tecnologias digitais e ensino de línguas, narrativas de aprendizagem e produção/edição de plataformas e materiais digitais de ensino.

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Publicado

2021-07-23

Como Citar

Cavalcante, S., & Correa Gomes Junior, R. . (2021). Metáforas visuais e multimodais na conceptualização da COVID-19. Calidoscópio, 19(1), 104–119. https://doi.org/10.4013/cld.2021.191.08

Edição

Seção

Artigos