O problema da distribuição espacial na arquitetura: pesquisa e reflexões

Danny Lobos, Dirk Donath

Resumo


O artigo trata do problema da distribuição espacial em planta (SLP, por sua sigla em Inglês) aplicada ao projeto arquitetônico. A criação de desenhos de plantas é uma questão fundamental e, devido à sua complexidade, nenhum método preciso para ser resolvido. Apresentamos uma visão geral e uma descrição detalhada do processo de projeto arquitetônico para compreender esse fenômeno. Em segundo lugar, apresentamos uma breve história e o desenvolvimento do SLP. Em seguida, trataremos sobre o estado da arte (técnicas, abordagens e estratégias) para implementar soluções de design. Os conceitos de otimização, sistemas generativos, inteligência artificial, algoritmos genéticos e modelagem com base na física também são revistos e discutidos. Também são analisados os softwares comerciais CAAD e BIM. Ao final, apresentamos as conclusões e uma discussão sobre os resultados e o impacto deste tipo de software na prática da arquitetura.

Palavras-chave: planejamento de distribuição espacial, design criado por computador, projetos arquitetônicos automatizados, metodologias de design.


Texto completo: PDF (English)



ISSN: 1808-5741 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional [atualizado em abril/2016]

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 R: 3219

Os croquis utilizados no banner (da esquerda para a direta): Pavilhão do Brasil na Expo 70 (Osaka, Japão) e Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) do arquiteto Paulo Mendes da Rocha©.

Projeto gráfico: Jully Rodrigues



SCImago Journal & Country Rank Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo