AS DIFERENÇAS ENTRE O MESTRADO PROFISSIONAL E O MESTRADO ACADÊMICO:

OBSERVANDO ALGUNS PONTOS PECULIARES

Autores

Resumo

O artigo aborda um tema recorrente dentre aqueles que estão no processo de escolha para cursar um Mestrado; ou seja, quais são as diferenças e as semelhanças entre o mestrado profissional e o mestrado acadêmico. O artigo procura esclarecer as seguintes perguntas: Qual a importância da teoria na dissertação? O que significa uma dissertação aplicada?  Qual o papel da metodologia de pesquisa em uma situação de pesquisa aplicada? As contribuições têm que ser teóricas ou aplicadas; qual a mais importante; precisam ter as duas?

Biografia do Autor

Wilson Engelmann, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor e Mestre em Direito Público, Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, Brasil; realizou Estágio de Pós-Doutorado em Direito Público-Direitos Humanos, no Centro de Estudios de Seguridad (CESEG) da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha;  Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado e do Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios, ambos da UNISINOS; Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq; Líder do Grupo de Pesquisa JUSNANO; e-mail: wengelmann@unisinos.br; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0012-3559.

Ivan Lapuente Garrido, Unisinos

Ivan Lapuente Garrido, Ph.D. Unisinos Business School; Business Administration Graduate Program; Editor: Revista BAR - ANPAD; Professor dos Programas de Pós-Graduação em Administração (acadêmico) e de Gestão e Negócios (profissional) da Unisinos; Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2023-12-18