DA NÃO INCIDÊNCIA DE ISS SOBRE ATIVIDADES-MEIO NA INDÚSTRIA DO ARROZ: UMA ANÁLISE NORMATIVISTA E INSTITUCIONAL
Abstract
O presente artigo tem por objeto a análise da tributação das atividades-meio na indústria do arroz pelo imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS). O estudo foi realizado sob as perspectivas normativista e institucional. Em primeiro lugar, examinaram-se a Constituição Federal, a legislação, a literatura especializada e a jurisprudência dos Tribunais sobre o assunto. Posteriormente, avaliou-se os efeitos institucionais promovidos pela possibilidade de tributação pelo ISS das referidas atividades na agroindústria orizícola, que restou materializada por autuações fiscais municipais e discutida em processos judiciais perante a Justiça Estadual do Rio Grande do Sul.Downloads
Published
Issue
Section
License
Concedo à Revista de Direito da Empresa e dos Negócios o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e se foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista de Direito da Empresa e dos Negócios acima explicitadas.