A questão da experiência estética nos debates de epistemologia da comunicação
Resumo
Nos contornos da epistemologia da comunicação, discutem-se aqui as delimitações fluidas e complexas do campo de estudo da comunicação social e suas intersecções com o universo da estética. Incorpora-se a questão da experiência estética e sua presença nos debates epistemológicos da comunicação no Brasil. Busca-se identificar possíveis contribuições da fenomenologia da experiência estética, com base nos ensinamentos de Mikel Dufrenne e dos referenciais teóricos propostos por John Dewey, Paul Valéry, Luigi Pareyson e Jacques Rancière, aos estudos da comunicação. Para contextualizar essas articulações entre comunicação e estética nos debates desenvolvidos no GT Epistemologia da Comunicação, foi realizada uma breve exploração nos trabalhos que trouxeram tal interseção ao longo dos últimos dez anos.Downloads
Como Citar
MENDES DE BARROS, L. A questão da experiência estética nos debates de epistemologia da comunicação. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 2, n. 3, 2014. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/8556. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Temas Livres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).