Anotações sobre o narrador midiatizado
DOI:
https://doi.org/10.4013/qt.2025.132403Palavras-chave:
Narrador, Narrador midiatizado, Narrativas, Narrativas midiatizadasResumo
O artigo atualiza e amplia reflexões em torno do conceito de narrador midiatizado. A hipótese central é que a processualidade da midiatização, ao afetar as narrativas, acaba por interferir também em sua estrutura discursiva. Provoca, assim, a emergência do que estamos chamamos de narrador midiatizado, que sucede, em temos evolutivos, aos narradores moderno, de Benjamin (2012), e pós-moderno, de Santiago (2002). A abordagem é tipológica,
ligada à natureza essencial do extrato narrativo, e topológica, relacionada ao lugar situacional que o narrador midiatizado é encontrado. Metodologicamente, com Ferreira (2013), propõese superar a epistemologia dos “objetos separados” e se buscar camadas mais profundas de significação. A reflexão será ilustrada com análise dos programas do youtube “Buenas Ideais” e “Porta dos Fundos”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Questões Transversais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).