Desafios e oportunidades para o desenvolvimento da comunicação digital em Moçambique
DOI :
https://doi.org/10.4013/qt.2025.132404Mots-clés :
comunicação digital, inclusão digital, tecnologias emergentes, literacia digital, políticas públicas de comunicaçãoRésumé
O artigo analisa a evolução da comunicação digital em Moçambique e o impacto de tecnologias emergentes — Inteligência Artificial, blockchain e aplicações imersivas — no ecossistema comunicacional. A revisão bibliográfica evidencia tensões entre inovação tecnológica e limitações estruturais, como desigualdades de acesso, baixa literacia digital e fragilidades institucionais. Os resultados mostram que a digitalização integra expansão de plataformas, práticas culturais próprias e dependência de infraestruturas globais. Conclui-se que o potencial transformador das tecnologias depende da articulação entre infraestrutura, capacitação, regulação e produção cultural local, tornando a comunicação digital uma dimensão estratégica para o desenvolvimento sustentável no contexto moçambicano
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Questões Transversais 2025

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).