O método cartográfico na pesquisa sobre estratégias audiovisuais plataformizadas de mulheres musicistas independentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/qt.2024.1223.06

Palavras-chave:

cartografia, metodologia, audiovisual, cena musical independente, gênero

Resumo

O artigo apresenta uma discussão do uso do método cartográfico em estudo em desenvolvimento que observa e analisa as estratégias audiovisuais utilizadas pelas mulheres musicistas independentes de Porto Alegre, que são compositoras, cantoras e instrumentistas, e que lançaram produtos musicais durante a pandemia da Covid-19. Esse olhar se desenvolve na perspectiva das audiovisualidades e da tecnocultura, considerando questões de gênero e interseccionalidade nesse desdobramento do processo de plataformização do audiovisual. O uso do método cartográfico, iniciado pelo movimento da flânerie em meio digital, resultou na definição do corpus, a partir do mapeamento de artistas, de seus lançamentos e de seus vídeos. Na continuidade da aplicação do método, foram organizadas as coleções, procedimento ao qual se seguirá o da autenticação de tendências, observadas como constelações, dentro das noções da cartografia de inspiração benjaminiana.

Biografia do Autor

Belisa Zoehler Giorgis, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Doutoranda em Ciências da Comunicação na Unisinos, com estágio doutoral junto ao Departamento de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Milão.

Tiago Ricciardi Correa Lopes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Professor da Escola da Indústria Criativa e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos.

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Publicado

2024-01-10

Como Citar

ZOEHLER GIORGIS, B.; RICCIARDI CORREA LOPES, T. O método cartográfico na pesquisa sobre estratégias audiovisuais plataformizadas de mulheres musicistas independentes. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 12, n. 23, 2024. DOI: 10.4013/qt.2024.1223.06. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/26633. Acesso em: 29 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Cartografias da/na Comunicação - Parte 2