Cartografias jornalísticas

apontamentos para uma agenda de pesquisa no campo da Comunicação e nos Estudos de Jornalismo

Autores

Palavras-chave:

cartografia jornalística, mapas midiáticos, mapas digitais, geoinformação, geojornalismo

Resumo

Este artigo aborda as “cartografias jornalísticas” como um intercampo de estudos a partir das Geografias da Comunicação e das Geocomunicações, cujos pressupostos epistemológicos e metodológicos mobilizam conhecimentos das áreas de Geografia, Comunicação e Computação. Inicialmente, apresenta-se brevemente o processo de transformação da cartografia sob o impacto das chamadas geotecnologias e das plataformas digitais. Em seguida, reconstitui-se a trajetória de construção (ainda inacabada) do conceito de “cartografia jornalística”, a partir de uma busca exploratória do termo em quatro idiomas, na qual fica evidente o protagonismo dos geógrafos em detrimento dos pesquisadores da Comunicação e do Jornalismo. Por fim, propõe-se uma discussão sobre a relação dos mapas midiáticos com a eficácia comunicativa e a ética jornalística, tomando-se o “geojornalismo” inaugurado pelo projeto InfoAmazonia como paradigmático. Conclui-se pela urgência de uma agenda de pesquisa sobre a cartografia na perspectiva da Comunicação e dos Estudos do Jornalismo.

Biografia do Autor

Antônio Heleno C Laranjeira, Universidade Federal da Bahia/Doutorando

Jornalista, doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (PósCom/UFBA).  

Sonia Aguiar, Universidade Federal de Sergipe - PPGCOM

Jornalista, doutora em Comunicação, com pós-doutorado em Geografia Regional. Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (PPGCOM-UFS).  

Downloads

Publicado

2024-01-10

Como Citar

LARANJEIRA, A. H. C.; AGUIAR, S. Cartografias jornalísticas: apontamentos para uma agenda de pesquisa no campo da Comunicação e nos Estudos de Jornalismo. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, 2024. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/26630. Acesso em: 24 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Cartografias da/na Comunicação (Edição 2024/01)