Processos e redes para além do humano

notas para uma cartografia de equívocos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/qt.2023.1122.07

Palavras-chave:

cartografia , comunicação, equívoco

Resumo

O campo da comunicação é construído a partir de pesquisas em processos, nas quais início e fim não coincidem exatamente com a temporalidade das coisas pesquisadas. A partir desta premissa, revisitamos a cartografia de inspiração deleuziana, cujo objetivo é acompanhar processos, e a cartografia de controvérsias, de inspiração latouriana, na qual o objetivo é tornar visíveis as associações entre humanos e não humanos. Inspirados nestas duas abordagens e com base no modelo de comunicação transespecífica dos xamãs yanomamis, descrito no perspectivismo ameríndio, propomos uma cartografia de equívocos, cujo objetivo é identificar os pontos de tradução da diferença de um modo menos redutor. A proposta leva em conta os desafios de uma comunicação por vir em processos nos quais é cada vez mais difícil estabelecer o início e o fim.

Biografia do Autor

Evandro José Medeiros Laia, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

LAIA, E. J. M. Processos e redes para além do humano: notas para uma cartografia de equívocos. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 11, n. 22, 2023. DOI: 10.4013/qt.2023.1122.07. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/26463. Acesso em: 29 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Cartografias da/na Comunicação - Parte 1