Processos e redes para além do humano
notas para uma cartografia de equívocos
DOI:
https://doi.org/10.4013/qt.2023.1122.07Palavras-chave:
cartografia , comunicação, equívocoResumo
O campo da comunicação é construído a partir de pesquisas em processos, nas quais início e fim não coincidem exatamente com a temporalidade das coisas pesquisadas. A partir desta premissa, revisitamos a cartografia de inspiração deleuziana, cujo objetivo é acompanhar processos, e a cartografia de controvérsias, de inspiração latouriana, na qual o objetivo é tornar visíveis as associações entre humanos e não humanos. Inspirados nestas duas abordagens e com base no modelo de comunicação transespecífica dos xamãs yanomamis, descrito no perspectivismo ameríndio, propomos uma cartografia de equívocos, cujo objetivo é identificar os pontos de tradução da diferença de um modo menos redutor. A proposta leva em conta os desafios de uma comunicação por vir em processos nos quais é cada vez mais difícil estabelecer o início e o fim.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Questões Transversais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).