Cartografia corporificada e participação-observante

vulnerabilidades e oportunidades no mapeamento de processos político-comunicativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/qt.2023.1122.03

Palavras-chave:

cartografia social , inovação democrática , vulnerabilidades , movimentos sociais , estética da política

Resumo

Consideramos o conceito de "cartografia encarnada" como um gesto metodológico e ético para a geração de dados e análise de processos comunicativos-políticos colocados em ato por dinâmicas de participação cidadã, como os movimentos sociais. Articulando epistemologia feminista das vulnerabilidades, noções pós-representacionais de cartografia social e princípios da participação-observante, propomos uma estratégia para mapear condições de possibilidade e performatividades que nos permitem distinguir distintas topografias de participação política. Aplicamos esta abordagem a um estudo de caso sobre o movimento de luta antimanicomial no Brasil, desvendando como a interação entre as vulnerabilidades do cartógrafo e dos participantes abre caminho para inovações em conhecimento social e democracia. Destacamos não apenas os desafios e oportunidades dessa abordagem, mas também seu potencial de desdobrar insights teóricos e conceituais situados, como nosso conceito emergente de "crioulização antimanicomial”.

Biografia do Autor

Lucas Nigri Veloso, UFMG

Bacharel em Ciências Sociais, mestre em Comunicação Social e doutorando em Ciência Política no PPGCP/UFMG. Bolsista CAPES/Proex. Membro do MARGEM - Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça.

Ângela Cristina Salgueiro Marques, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG - graduação e pós-graduação.

Downloads

Publicado

2023-11-23

Como Citar

NIGRI VELOSO, L.; SALGUEIRO MARQUES, Ângela C. Cartografia corporificada e participação-observante: vulnerabilidades e oportunidades no mapeamento de processos político-comunicativos. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 11, n. 22, 2023. DOI: 10.4013/qt.2023.1122.03. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/26393. Acesso em: 29 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Cartografias da/na Comunicação - Parte 1