Temporalidades migratórias na sociedade cubana: interações comunicativas e estruturas morais
DOI:
https://doi.org/10.4013/qt.2021.917.07Resumo
Cuba é uma sociedade atravessada por muitas ondas migratórias desde o triunfo da Revolução em 1959 e atualmente está imersa nas recentes transformações da política migratória. Esta análise das conversações online sobre migração no fórum de comentários do site Cubadebate (de 2013 a 2017) visa mostrar como as temporalidades migratórias atravessam a construção coletiva e intersubjetiva de marcos morais avaliativos em torno do sujeito emigrado na atual sociedade cubana. Assim, o texto incentiva a reflexão sobre a ideia de vulnerabilidade associada aos emigrantes em sua sociedade de origem.
Downloads
Publicado
2021-11-29
Como Citar
CRISTINA SALGUEIRO MARQUES, Ângela .; HERNÁNDEZ, E. . Temporalidades migratórias na sociedade cubana: interações comunicativas e estruturas morais. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 9, n. 17, 2021. DOI: 10.4013/qt.2021.917.07. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/24346. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Temas Livres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).