O contínuo atmosférico mediático e o problema da comunicação: a crise do político e o movimento conservador
DOI:
https://doi.org/10.4013/qt.2021.918.05Resumo
Desde o início do século passado, inúmeros estudos sobre a comunicação e seus fenômenos foram debatidos. No entanto, nenhuma das teorias propostas realmente deu conta de questionar o fenômeno comunicacional, principalmente depois dos acontecimentos do campo político que levaram à ascensão de líderes de extrema-direita ao poder. Ciente da importância da comunicação e da informação nessas transformações sociais, Ciro Marcondes Filho se lança ao desafio de repensar as teorias de comunicação. Este texto traz para discussão a constatação de um contínuo atmosférico mediático, conceito inacabado de Marcondes Filho, que contém múltiplas potencialidades para se discutir as questões pungentes do contemporâneo, em especial a crise do político e o movimento conservador.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).