Hannah Arendt e os estudos em Jornalismo: diálogos possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/qt.2021.917.04

Palavras-chave:

Estudos em Jornalismo, Linguagem, Política, Espaço Público, Liberdade

Resumo

 A proposta desse artigo é de discutir as contribuições feitas por Hannah Arendt sobre política, espaço público, linguagem e liberdade em interface com os estudos e práticas profissionais em Jornalismo, na intenção de promover diálogos interdisciplinares. O entendimento dos autores sobre política contempla a intenção de diálogo e comunicação, e, a partir desta ideia, o texto discorre sobre como essa proposta pode ser reconhecida nos estudos e no exercício da profissão em Jornalismo na promoção da mentalidade alargada e na formação do espaço público e político.

Biografia do Autor

Muriel Emídio Pessoa do Amaral, Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru).

Pós-doutorando em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), bolsista Capes. Doutor e mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru), doutorado sanduíche em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro (Portugal).

Paula Melani Rocha, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo e do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Coordena o grupo de pesquisa Jornalismo e Gênero e o projeto de extensão Jornalismo, Direitos Humanos e Formação Cidadã. Mestre e doutora em Sociologia pela UFSCAR. Pós doutora em Jornalismo pela Universidade Fernando Pessoa. Bolsa Produtividade em Pesquisa e DesenvolvimentoTecnológico/Extensão (Fundação Araucária).

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Publicado

2021-11-29

Como Citar

AMARAL, M. E. P. do; ROCHA, P. M. Hannah Arendt e os estudos em Jornalismo: diálogos possíveis. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 9, n. 17, 2021. DOI: 10.4013/qt.2021.917.04. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/22039. Acesso em: 29 abr. 2025.