Publicidade Social de Causa como tática de resgate do direito à vida: refugiados e imigrantes reintegrados no cotidiano da cidade reinventada

Autores

  • Patrícia Gonçalves Saldanha Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto de Arte e Comunicação Social. Niteroi, RJ, Brasil

Palavras-chave:

Publicidade Social de Causa, pesquisa-ação, reintegração de refugiados e imigrantes.

Resumo

O objetivo do artigo é compreender as movimentações que resultam em aglomerações humanas e refletir sobre se e como a Publicidade Social de Causa pode contribuir para consubstanciar o sentimento de pertencimento de populações em deslocamento antes e durante a pandemia, sem descuidar da questão dos direitos fundamentais. A metodologia se baseou na pesquisa-ação e na revisão bibliográfica, e recortamos como corpus o caso do senegalês Ousmane Thiam, que hoje é residente no Brasil e reconhece que a Publicidade Social de Causa foi imprescindível para impulsionar seu negócio, viabilizar economicamente sua permanência no país e arrojar sua participação política e inserção nas questões humanitárias de imigrantes e refugiados na cidade de Niterói (RJ).

Biografia do Autor

Patrícia Gonçalves Saldanha, Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto de Arte e Comunicação Social. Niteroi, RJ, Brasil

Profª Drª Associada 2 da Universidade Federal Fluminense e membro Permanente do PPGMC - UFF (Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano). Vice-Coordenadora do GT de Cidadania do ALAIC (2012-2016), Coordenadora do GT de Cidadania do ALAIC (2016-2018), Coordenadora do Intercom Jr. Publicidade. (2015). Coordenadora do Intercom Jr. Cidadania(2016-2018). Experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda e Comunicação Comunitária. Coordenação de Eventos e Editoração e Produção Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão humanista no social, comunicação contra-hegemônica, Publicidade Social (comunitária, afirmativa, de interesse público, transversal, de causa), Planejamento Estratégico e de Campanha Publicitária. Fundadora e atual Líder do LACCOPS (Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social) e membro fundadora do INPECC (Instituto Nacional de Pesquisa em Comunicação Comunitária). Mestrado em COMUNICAÇÃO E CULTURA(2003) e doutorado em COMUNICAÇÃO E CULTURA (2009) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Atual Pós-doc em COMUNICAÇÃO E CULTURA ( Publicidade Sensorial), além de especializações no Baruch College (NY/EUA). Com forte atuação na estruturação e na vice-coordenação do LECC (Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária/ECO/UFRJ): na organização dos Encontros Bienais, palestras bimensais e atividades realizadas pelos Grupo de Estudos durante 10 anos. Graduação em Publicidade e Propaganda com significativa experiência no mercado profissional, além de larga experiência docente em Universidades Públicas e Privadas, com participação em bancas de graduação, mestrado e doutorado e orientações monográficas e de dissertações. Com publicação de artigos em Periódicos e em anais de eventos acadêmicos Nacionais e Internacionais.

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Publicado

2021-03-06

Como Citar

SALDANHA, P. G. Publicidade Social de Causa como tática de resgate do direito à vida: refugiados e imigrantes reintegrados no cotidiano da cidade reinventada. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 8, n. 16, 2021. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/20777. Acesso em: 29 abr. 2025.