Contratos enunciativos jornalísticos

um percurso histórico pelo viés semioantropológico da mediatização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/qt.2022.1020.01

Palavras-chave:

Mediatização, Enunciação, Jornalismo, Contrato, História.

Resumo

Este artigo propõe abordar, numa perspectiva diacrônica, as mudanças ocorridas nos contratos enunciativos jornalísticos a cada fenômeno mediático, o qual é impulsionado pelo surgimento e institucionalização social de uma nova tecnologia. De caráter crítico-analítico, o texto realiza uma revisão de literatura, a fim de demonstrar como o viés semioantropológico da mediatização, defendido por Eliseo Verón, consiste numa alternativa para traçar a história social dos media tendo em vista as alterações nas enunciações do jornalismo. O presente estudo é composto de três partes: discussão teórica sobre mediatização; uma visão semioantropológica das transformações no jornalismo e, por fim, as implicações dos fenômenos mediáticos (advento da prensa de tipos móveis, fotografia, rádio, televisão e internet) na enunciação jornalística.

Biografia do Autor

Claudiane Oliveira Carvalho Sampaio, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo POSCOM- Universidade Federal da Bahia (UFBA), graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (Facom/UFBA). No estágio pós-doutoral, financiado pela CNPq, dedicou-se aos estudos de abordagens teóricas da mediatização e circulação aplicadas á produção jornalística. Coordena o Grupo de Pesquisa de Teorias da Comunicação da Intercom. É pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisa em Análise do Discurso. Na pós-graduação, integra o corpo docente da Especialização em Comunicação Estratégica e Gestão de Marca, da FACOM/UFBA, e atuou como professora colaboradora do PÓSCOM, de 2015 a 2018 (período dos estágios de pós- doutorado). Na graduação, leciona nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitãrio Social da Bahia (antiga FSBA), instituição na qual já coordenou o curso de Jornalismo e fez parte da assessoria de comunicação. Tem experiência profissional em redação jornalística, telejornalismo e comunicação estratégica. Atua na área de Comunicação, com ênfase em sociossemiótica, teorias da comunicação e estudos do jornalismo, especialmente, nos seguintes temas: discursos e mídia, narrativa, enunciação, mediatização e circulação.

Downloads

Publicado

2022-09-13

Como Citar

CARVALHO SAMPAIO, C. O. Contratos enunciativos jornalísticos: um percurso histórico pelo viés semioantropológico da mediatização. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 10, n. 20, 2022. DOI: 10.4013/qt.2022.1020.01. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/19916. Acesso em: 6 jun. 2023.